25 de maio de 2024

Conheça a E.I., a suspensão eletrônica inteligente da Rock Shox

eishockHá algumas semanas atrás tomamos conhecimento dos primeiros detalhes sobre a suspensão eletrônica iCD que a Fox está desenvolvendo. Agora, chega a hora e a vez de seu maior concorrente. A Rock Shox divulga as primeiras imagens e especificações daquela que será a sua primeira suspensão inteligente para bicicletas mountain bike. Sob as iniciais E.I. (Electronic Intelligence), a Rock Shox nos apresenta seu amortecedor Monarch RT3 controlado eletronicamente por uma unidade de comando, capaz de regular-se de forma autônoma segundo as características do terreno.

O novo sistema de suspensão eletrônica inteligente da Rock Shox toma como plataforma o amortecedor Monarch RT3, que trabalha em conjunto com três sensores situados estrategicamente em diferentes locais da bicicleta, os quais enviam os dados necessários a uma pequena unidade de comando principal que se encarrega de calcular a melhor configuração possível para o amortecedor (completamente aberto, plataforma de pedalar ou bloqueado), modificando seus ajustes sem a necessidade de intervenção por parte do ciclista.

eishock-1Para o correto funcionamento do sistema, o fabricante faz uso de três sensores que se encarregam de transmitir toda a informação necessária ao cérebro del sistema. Um sensor situado no eixo do pedivela controla a informação necessária referente a transmissão, enquanto os outros dois sensores situados respectivamente na parte superior do tubo de direção e na suspensão dianteira controlam a todo momento a velocidade e os impactos recebidos pela suspensão dianteira com um tempo de resposta de 0.1 segundos (10 vezes por segundo).

eishock-2Além disso, o sistema E.I. da Rock Shox também incorpora um comando remoto com o qual pode-se controlar manualmente o funcionamento da suspensão, nos permitindo escolher entre 4 modos diferentes de funcionamento (automático, bloqueado, aberto ou médio), além de possibilitar o ajuste de até cinco níveis diferentes de sensibilidade na unidade de comando para conseguir um comportamento mais suave ou mais firme de acordo com as preferências pessoais de cada ciclista. A autonomia do sistema é de 24 horas com 250 ajustes de suspensão por hora, com a bateria utilizada pelo fabricante.

Rock Shox afirma que o sistema de suspensão eletrônica inteligente E.I. adiciona apenas 350 gramas de peso a mais em relação a um amortecedor Monarch RT3 normal.

eishock-3

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização