23 de junho de 2024

A aposta do mercado nas rodas 650b (27,5 polegadas)

650B-wheel-size-comparison-with-tires03A oferta do formato de rodas 650B (27,5 polegadas) vem crescendo exponencialmente no mercado das bicicletas moutain bike. Fabricantes como a Scott, Jamis e Ibis estão substituindo gradativamente seus modelos aro 26 por modelos equipados com rodas 29 e 27,5, enquanto que a Giant anuncia nada menos que 28 modelos de sua marca com rodas 27,5, deixando apenas dois modelos com rodas 26.

Conheça as vantagens e desvantagens dos diferentes formatos e saiba porque sua atual mountain bike aro 26 pode estar em vias de extinção.

Peso

Se compararmos o peso de bicicletas com diferentes medidas de roda, porém com o mesmo equipamento, comprovaremos que a diferença é substancial. Como é de se esperar, as rodas de 26″ são mais leves. Um pouco mais em relação às 27,5″ e muito mais que as 29er, que pode vir a pesar até 900 gramas a mais, se comparada a uma 27,5″. Cada grama que eliminamos na bicicleta nos ajuda a ir mais rápido.

O peso médio de una roda de 27,5″ (incluindo pneu e câmara de ar) é apenas 5% mais pesado que um modelo 26″ com os mesmos componentes. Porém, esse peso é 12% maior em uma roda 29er. Além disso, o aumento do diâmetro da roda faz crescer o peso da mesma exponencialmente no caso da 29er, para que se consiga manter uma boa rigidez. Com isto, perde-se aceleração e capacidade de ascensão.

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Comparativo: Peso estático roda/pneu (quanto maior o fator, pior)

Eficiência

Um maior diâmetro da roda reduz o ângulo de ataque frente aos obstáculos. Isto é uma vantagem. Uma roda 29er passa sobre um obstáculo de 6 centímetros de maneira 14% mais eficiente que uma 26″. Em comparação com a roda 27,5″, esta rende 9,8% melhor que una 26″ sobre o mesmo obstáculo.

Outra forma de analisar o ângulo de ataque é o grau de impacto. novamente, as 29er se saem melhor, porém com uma diferença muito pequena em relação às 27,5″ (somente 2º, em relação aos 6º da 26″).

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Ângulo de ataque (menor ângulo, melhor)

O benefício mais importante das rodas 27,5″ em relação às 29er é a aceleração. É a sensação de facilidade na hora de aumentar a velocidade quando pedalamos. Isto não é afetado apenas pelo peso estático a ser movido, mas sim pela distribuição do peso na roda. Quanto mais distante o peso está em relação ao centro da roda, mais difícil será a aceleração. Desta forma, uma roda 29er que pese o mesmo e tenha una construção similar a de uma 26″ acelerará muito menos, apesar do peso similar. A chave para a melhora da aceleração está em deixar mais leve os componentes que ocupam as extremidades da roda (aros, nipples, pneus, câmara de ar). Como se vê no próximo gráfico, a 27,5″ é apenas 1,5% mais lenta que uma 26″ na aceleração, enquanto em uma 29er pode ser mais lenta em até 3,6%, comparando-a com uma roda 26″.

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Raio de aceleração (maior índice, pior)

Controle

Quanto maior o diâmetro de uma roda, maior a superfície de contato com o solo. E quanto maior a superfície de contato, melhor a tração, o que ajuda a melhorar a aceleração, freiada e passagens por curvas. Como se pode ver no próximo gráfico, a 27,5″ tem uma superfície de contato muito similar a das 29er.

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Contato com o solo (maior contato, melhor)

Rigidez

A rigidez do quadro é outro ponto chave diretamente relacionado ao diâmetro da roda. Para abrigar rodas maiores, o quadro deverá ser maior. Um quadro de tamanho médio de 29er com uma construção e geometria similar a um de 26″ ou 27,5″ és menos rígido na área do movimento central e da caixa de direção. Isto é prejudicial na la hora de pedalar e retomada de curvas.

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Comparativo sobre a flexão do quadro nas áreas do movimento central e caixa de direção (Quanto mais, pior)

Para finalizar, a geometria também fica condicionada, já que é mais difícil compensar o grande tamanho de uma roda 29er, especialmente nos quadros de tamanho pequeno. A medida que o tamanho do quadro se reduz, a a caixa de direção fica irremediavelmente mais alta em relação ao selim. Em bicicletas com aros 27,5″ e 26″ este problema é muito menor.

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