21 de fevereiro de 2024

Stages Power, o medidor de potência bom e barato

potenciometroA empresa Stages Cycling, de Boulder, nos Estados Unidos, iniciou a venda de um medidor de potência que promete revolucionar o mercado. O Stages Power faz a medição a partir de sensores eletromecânicos inseridos no braço esquerdo da pedivela e tem precisão estimada em ±2%, igual à do consagrado SRM. O aparelho pesa apenas 20 g e é vendido já instalado — o cliente pode adquirir somente o braço de medição ou o sistema completo de modelos Shimano, Campagnolo ou Sram.

O sistema é alimentado por uma bateria de relógio comum, com vida útil aproximada de 200 horas, que pode ser trocada pelo próprio usuário. A medição da cadência é feita através de acelerômetros (por isso, só funciona na faixa entre 30 e 220 rpm) e os dados são transmitidos por protocolo ANT+ ou Bluetooth, o que o torna compatível com a maioria dos ciclocomputadores e smartphones. Outro grande diferencial do produto é o preço: entre US$ 699 e US$ 899, dependendo da pedivela, que equivale a um terço do valor de seus concorrentes diretos.

O Stages Power se destaca ainda pela possibilidade de ser utilizado em qualquer disciplina do ciclismo, de triathlon a downhill. Mas nem todos os quadros são compatíveis. A Cervélo P5, por exemplo, não tem espaço para o sensor. A lista de bicicletas compatíveis, modelos disponíveis e preços podem ser conferidos no site da empresa.

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização