25 de abril de 2024
Foto: Fábio Pozzebom/ABr

Projeto fortalece implantação do transporte cicloviário

Foto: Fábio Pozzebom/ABr
Foto: Fábio Pozzebom/ABr

Encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) que tem o objetivo de fortalecer a institucionalização do modo de transporte cicloviário no país.

A proposta (PLS 262/2013), que aguarda a designação de relator na comissão, atribui aos municípios a tarefa de implantar sistemas cicloviários, definidos como infraestrutura física e operacional de apoio ao uso de bicicletas, incluindo ciclovias, ciclofaixas, semáforos, estacionamentos, sinalização e bicicletas públicas de uso compartilhado.

O projeto determina a inclusão da modalidade de transporte cicloviária nos planos de mobilidade urbana dos municípios, os quais, de acordo com a Lei 12.587/2012, devem ser elaborados num prazo de três anos.

Na justificação da matéria, Randolfe Rodrigues lembra que o desenvolvimento de todo o potencial do transporte por bicicletas somente será alcançado caso seja institucionalizado, mediante a sua incorporação à política de mobilidade urbana.

“É preciso oferecer facilidades aos ciclistas, na forma de ciclovias e ciclofaixas, acompanhadas de semáforos e sinalização específica, de modo a tornar seguros os principais percursos”, diz Randolfe na justificativa.

De acordo com o parlamentar, para que haja a integração com o transporte coletivo será  preciso disponibilizar bicicletas públicas de uso compartilhado nas proximidades do metrô e dos terminais de ônibus, a semelhança do que há existe nos países desenvolvidos.

Fonte: Agência Senado

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização