12 de junho de 2024

Campeã olímpica luta pelo ingresso de mulheres no Tour 2014

2013-elite-women-vos-cyclocross-world-championships-nathan-cxmagazine-img_4078_1A ciclista holandesa Marianne Vos, Campeã olímpica em Londres e atual campeã mundial de ciclismo, pretende acrescentar algo em seu currículo: uma camisa amarela. Para isto está, juntamente com a ciclista olímpica britânica Emma Pooley, organizando uma petição online destinada aos organizadores do Tour de France para que permitam a participação de mulheres a partir da edição 2014 da prova.

Na solicitação, endereçada a Christian Prudhomme, diretor do Tour, as garotas afirmam que “já é hora das mulheres também poderem ser admitidas no Tour de France”.
Até o ano de 2009 existiu um “Tour feminino”, onde a ciclista Emma Pooley venceu e Marianne Vos conquistou a terceira colocação. Porém, o que as ciclistas querem é que seja aberta uma categoria feminina na competição oficial, o que segundo elas “criará uma oportunidade de derrubar o mito sobre as limitações atléticas das mulheres”.

Vos acredita que a solicitação para o ingresso de mulheres já em 2014 possa parecer improvável, mas “esperamos pelo menos fomentar uma discussão a respeito”.

A petição pelo ingresso de mulheres na próxima edição do Tour de France pode ser acessada aqui. Em menos de 48 horas da publicação, a petição já contava com mais de 20 mil assinaturas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização