12 de junho de 2024

Designers islandeses criam suspensão para MTB com 980 gramas

Lauf-Trail-Racer-29er-leaf-spring-mtb-suspension-fork2Construir uma suspensão dianteira de bike que fosse leve como um garfo rígido de carbono, sem perder as características de amortecimento de uma suspensão convencional. Este é o desafio aceito pela empresa Lauf, sediada em Reykjavik, Islândia, que criou o amortecedor Lauf Trail Racer 29er.

Seu design único utiliza quatro conjuntos de molas em formato de folha, conectados a dois pivôs do garfo feito em fibra de carbono para criar um amortecimento sem atrito. Denominado Lauf Spring System, as molas são feitas de fibra de carbono coladas em camadas. As mesmas são testadas exaustivamente a procura de falhas, simulando o uso contínuo das mesmas pelo período de tempo de 5 anos de uso regular. O conjunto total pesa impressionantes 980 gramas!

Toda a parte estrutural é feita em uma única peça em fibra de carbono, cujas camadas são montadas em ângulo para garantir uma base extremamente rígida, porém leve.

O fabricante alega que o baixo peso do conjunto, aliado ao design de amortecimento sem atrito causado pelos retentores e buchas dos amortecedores convencionais faz da Lauf um amortecedor extremamente eficiente em estradas de terra com as famigeradas “costelas de vaca”.

A Lauf foi criada por dois islandeses, Benedikt Skulason e Gudberg Bjornsson, que usaram a sua experiência na criação de próteses humanas de fibra de carbono para desenhar e desenvolver o sistema. O primeiro protótipo foi testado em 2011 e as primeiras unidades começarão a ser comercializadas a partir do ano que vem. Estará disponível em seis cores: preta, azul, vermelha, verde, branca e preta/branca e a garantia do fabricante é de cinco anos.

Abaixo, um teste em terreno irregular, culminando com um jump de 1 metro de altura. Notem que o amortecedor é muito pouco afetado pelo movimento de pedalar em si.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização