23 de junho de 2024

Tour: Froome dá lição a Contador nos Pireneus

782790

O Tour 2013 chegou à montanha e Chris Froome (Sky) chegou ao topo, arrebatando a camisa amarela. A 8.ª etapa do Tour de France ditou uma diferença inesperada entre os dois grandes candidatos ao triunfo final, com o britânico a destacar-se de forma flagrante de Alberto Contador (Saxo-Tinkoff).

Na subida final da etapa, em direção a Ax 3 Domaines, era Nairo Quintana (Movistar) quem seguia na frente. Mas o colombiano, que há muito tomara a frente da corrida, pagou o preço de ter atacado demasiado cedo e não resistiu à força da Sky.

Richie Porte, em grande forma, começou por abrir caminho à saída de Chris Froome e depois ainda teve forças para defender o segundo lugar até ao fim. Quintana, esse, cedeu depois o protagonismo ao colega de equipe Alejandro Valverde, que terminou na terceira posição.

No alto dos 1350m onde terminou a etapa, Froome consagrava-se como a grande estrela da montanha, depois de ter pedalado os últimos 3km totalmente isolado. Terminou com o tempo de 5h03m17s, abrindo uma ventagem de 1m45s sobre Contador.

Mal soou o ataque de Froome, o espanhol da Saxo-Tinkoff mostrou pouca capacidade de resposta e foi afundando, terminando com uma diferença muito superior à que seria esperada para um primeiro dia de montanha.

“A minha equipe fez um trabalho fantástico. Ter podido retribuir com a vitória e o segundo lugar do Richie [Porte]… não poderíamos pedir mais. É um sonho tornado realidade até agora”, afirmou Chri Froome.

“Esta é apenas a primeira semana, mas agora que temos a camisa amarela, vamos ter de defendê-la. Foi uma forma incrível de começar as etapas de montanha”, continuou, ele que sucedeu a Daryl Impey (Orica GreenEdge) na liderança da geral.

Rui Costa andou durante a maior parte do dia no pelotão da frente, mas cedeu um pouco na última subida e terminou o dia a 2m27s de Froome, prestação que lhe permitiu subir ao 11.º posto da classificação.

Fonte: Desporto P

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização