16 de junho de 2024

Tour de France: Australiano vence a 3ª Etapa

tour3_capa

Simon Gerrans vence a terceira etapa e a Orica tornou-se na primeira equipe australiana a conquistar uma tirada na história do Tour

A confissão foi do próprio Simon Gerrans: no momento de cruzar a chegada, nem ele nem Peter Sagan sabiam quem havia vencido a terceira etapa do Tour 2013. O photo-finish ajudou a atribuir o triunfo ao australiano, que tornou a Orica na primeira equipe do seu país a arrebatar uma etapa na Volta à França.

A chegada a Calvi, depois de 145km com partida de Ajaccio, dificilmente poderia ter sido mais emotiva. Primeiro foi Simon Clarke (Orica) a tentar a fuga; depois um quarteto constituído por Pierre Roland (que manteve o estatuto de líder da montanha), Nieve Iturralde, Sylvain Chavanel e Peter Nordaugh; por último Tom Dumoulin.

A 3,4km da chegada, porém, todas as tentativas de fuga tinham ido morroabaixo e o pelotão agarrava a frente da corrida. Aí, a estratégia da Orica bateu a da concorrência, especialmente quando Cameron Meyer decidiu levar atrás de si Simon Gerrans para o sprint final.

O único capaz de responder à letra foi Peter Sagan (Cannondale), que foi na roda de Gerrans e discutiu ao milímetro o triunfo na etapa. Ao cortarem a meta, olharam um para o outro e esperaram que a dúvida fosse desfeita pela organização.

Triunfo para o australiano, segundo lugar – pela segunda vez consecutiva – para o eslovaco, que se destaca cada vez mais na classificação por pontos.

“A equipe fez um trabalho fabuloso. Tínhamos planeado ser ofensivos e o grupo trabalhou muito bem para mim no sprint. Fui capaz de aguentar no final frente a alguns dos corredores mais rápidos do pelotão”, resumiu Gerrans, de 33 anos.

Foi ele a figura do dia, mas o líder da Volta à França continua a ser o belga Jan Bakelants (RadioShack), que se aguentou firme no pelotão e soma agora 12h21m27s. O francês Julien Simon (Sojasun) surge logo a seguir, com mais um segundo, enquanto Gerrans aparece logo a seguir.

Resultados

  1. Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 3:41:24
  2. Peter Sagan (Svk) Cannondale Pro Cycling
  3. Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team
  4. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
  5. Philippe Gilbert (Bel) BMC Racing Team
  6. Juan Antonio Flecha Giannoni (Spa) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
  7. Francesco Gavazzi (Ita) Astana Pro Team
  8. Maxime Bouet (Fra) AG2R La Mondiale
  9. Julien Simon (Fra) Sojasun
  10. Gorka Izaguirre Insausti (Spa) Euskaltel-Euskadi

Classificação Geral

  1. Jan Bakelants (Bel) RadioShack Leopard 12:21:27
  2. Julien Simon (Fra) Sojasun 0:00:01
  3. Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge
  4. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
  5. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
  6. Daryl Impey (RSA) Orica-GreenEdge
  7. David Millar (GBr) Garmin-Sharp
  8. Sergey Lagutin (Uzb) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
  9. Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
  10. Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale

Fonte: Público P

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização