23 de junho de 2024
RadioShack, atual campeã - Foto: Cor Vos / Divulgação

Shimano domina área de componentes no Tour de France 2013

RadioShack, atual campeã - Foto: Cor Vos / Divulgação
RadioShack, atual campeã – Foto: Cor Vos / Divulgação

O Tour de France alia charme e tradição para garantir o status de competição ciclística mais importante do mundo. Com largada programada para este sábado (29), encabeça a série de Grand Tours europeus ao lado do Giro da Itália e Volta da Espanha.

A empresa japonesa é a detentora da soberania entre as fornecedoras de acessórios para a edição de 2013 da prova francesa. Quem comprova a força da Shimano é a revista norte-americana Velo.

Os números publicados na edição deste mês da revista Velo apontam que a Shimano é líder em fornecimento de acessórios em dois dos segmentos de composição das equipes: componentes e rodas. Dentre os 22 times que disputarão a competição francesa, 13 usam componentes Shimano, garantindo à marca a liderança nesta área, ao fornecer peças para 59% das equipes presentes no Tour de France. O restante, 41%, fica dividido entre apenas duas marcas, o que mostra sua força no setor.

Além dos produtos de alta performance embarcados nas bicicletas, a empresa japonesa também investe em imagem. “A Shimano investe em peso no marketing esportivo para sustentar seus pilares de reconhecimento da marca. A empresa patrocina os maiores e melhores eventos, competições e equipes de ciclismo do mundo para que, ao longo de tantas cidades, países e continentes, leve a exposição de todo este arsenal de produtos e tecnologias para apreciação de atletas, fãs, imprensa e da comunidade local”, explica Luiz Fabius Palaro, o primeiro funcionário da Shimano Brasil, que atualmente é especialista em produtos da empresa.

A Shimano também tem destaque no mercado de rodas. Entre nove empresas fornecedoras para o Tour de France, a liderança é da marca com folga. Sete equipes, ou seja, 32%, têm a Shimano como fornecedora. Suas duas concorrentes mais próximas aparecem com menos da metade da porcentagem que a marca japonesa, 14% do mercado cada, com ambas fornecendo rodas para três equipes na competição francesa.

“A Shimano possui tecnologias e mão de obra que a tornam cada vez mais referência no segmento de rodas. A começar por uma fábrica dedicada somente para a fabricação destas verdadeiras obras de arte, montadas 100% a mão, na planta da Shimano Wheels Technologies, na Malásia. As rodas são montadas por funcionários altamente capacitados e condecorados após diversos níveis de treinamento” conta Luiz Fabius Palaro, que ressalta a alta qualidade das rodas da linha Dura-Ace, utilizadas pelas equipes profissionais.

Atual número 1 do ranking da UCI (União Internacional de Ciclismo), a equipe britânica Sky Pro Cycling, que tem dois ciclistas no Top 5 do ranking mundial, o inglês Christopher Froome e o australiano Richie Porte, é um dos sete times do Tour de France 2013 que contam com fornecimento Shimano nos dois segmentos, componentes e rodas. Argos-Shimano (Holanda) , Blanco Pro Cycling (Holanda), BMC Racing Team (EUA), Euskaltel-Euskadi (Espanha), FDJ (França) e Orica Greenedge (Austrália), são as outras seis equipes que contam com produtos Shimano nessas duas áreas de composição das bicicletas.

Tour de France – O mais prestigiado dos Grand Tours europeus, o Tour de France começa neste sábado (29) com a primeira das 21 etapas da edição de número 100 do campeonato de ciclismo, que teve sua primeira edição realizada em 1903. A competição se encerrará no dia 21 de julho em Paris, quando totalizará os 3.353 km entre Porto-Vecchio e a Champs-Élysées. Serão 22 times na disputa, com 198 ciclistas.

Na edição de 2012, o ciclista inglês Bradley Wiggins, da equipe Sky Pro Cycling, conquistou pela primeira vez em sua carreira o Tour de France, tornando-se o primeiro atleta britânico a levantar o troféu de campeão do Grand Tour francês de ciclismo. Christopher Froome, também da Sky, foi o vice-campeão, e o título por equipes ficou com a holandesa RadioShack. Sky Pro Cycling e BMC Racing Team, ambas equipes que competem em 2013 com componentes e rodas Shimano, completaram o pódio da última edição.

Fonte: Esporte Alternativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização