23 de junho de 2024

Parque da Cidade terá nova ciclovia com 10km de extensão

Serão mais 10km de pista, que deverão ser concluídos até a Copa do Mundo. Usuários aprovam, mas cobram também mais segurança e manutenção do local

Parque da CidadeQuem frequenta o Parque da Cidade, nos fins de semana, sabe como a convivência entre ciclistas, pedestres, corredores, skatistas e patinadores nem sempre é harmoniosa. Nos trechos mais movimentados, a pista fica pequena para o grande fluxo de pessoas. Os atletas não conseguem desenvolver velocidade e os aventureiros não podem realizar suas manobras. Para piorar — e deixar todos preocupados —, crianças e animais de estimação cruzam de um lado para outro, às vezes, sem a supervisão dos responsáveis. Se depender das expectativas da Secretaria de Obras, até a Copa do Mundo de 2014, o problema estará resolvido. Mas as dificuldades vão além disso. Insegurança, limpeza e equipamentos e brinquedos velhos estão na lista de reclamações do usuários.

Uma nova pista de 10km de extensão e cinco metros de largura será construída paralelamente à atual, do lado externo, mais próximo dos estacionamentos. Ela será de uso exclusivo para pedestres. A faixa antiga, de 6m de largura e também com 10km de extensão, servirá como ciclovia, para bicicletas, patins, skates e outros equipamentos velozes (chamados de ciclos).

Segundo o secretário de Obras, David José de Matos, o público da pista externa foi escolhido para evitar que os pedestres tenham que cruzar a faixa dos ciclistas. Uma audiência pública, ocorrida ontem, esclareceu detalhes da obra e abriu espaço para a população fazer reclamações e sugestões. “Não há intenção de mudar o trajeto, que foi feito levando em consideração drenagem, acesso e segurança. Decidimos fazer a audiência para consultar as diferentes tribos que usam o parque e porque, às vezes, tem algum detalhe que o técnico não viu e um frequentador percebe”, explicou. Embora o projeto esteja pronto, a secretaria ainda não tem o valor do investimento, pois falta definir o material que será usado na obra.

Ciclovia

Fonte: Correio Braziliense

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização