17 de junho de 2024

Projetor de LED detecta buracos e garante mais segurança aos ciclistas

LumigridUm dos grandes problemas enfrentados pelos ciclistas no trânsito é a falta de sinalização, iluminação e terrenos irregulares nas ciclovias e vias, o que muitas vezes ocasionam acidentes. Pensando em solucionar o caso, pesquisadores chineses da Universidade de Sichuan desenvolveram um projetor de LED para “iluminar” o caminho.

Trata-se do Lumigrid, um dispositivo que fica acoplado na bicicleta e projeta uma espécie de grade quadriculada no chão, que demarca o terreno e permite que o ciclista observe os desníveis causados por buracos e outros obstáculos no caminho.

O projetor conta com três configurações, que oferece opções de tamanhos da grade para se encaixar a diferentes tipos de situações, dependendo da necessidade. Além de informar o ciclista sobre o que está em sua frente, as luzes do Lumigrid permitem que outros veículos consigam vê-lo, aumentando ainda mais a segurança de ambos.

O dispositivo ainda consta em fase de aprovação, sem data para a comercialização.

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização