20 de junho de 2024

Cycloclean, a bicicleta que purifica água

Cycloclean - A bicicleta que purifica águaA empresa Nippon Basic apresentou esta semana a Cycloclean, uma bicicleta que possui um sistema portátil de purificação de água. O engenho foi concebido a pensar nos locais atingidos por catástrofes naturais e noutros onde o acesso a água potável é dificultado.

“Se puderem deslocar-se até um rio, lago, piscina ou outra fonte de água, apenas precisam de pedalar para produzir água limpa, própria para consumo”, explicou Yuichi Katsuura, presidente da Nippon Basic, aquando da apresentação da bicicleta na feira de tecnologia sustentável de Kawasaki, no Japão.

Ao contrário de outros sistemas que dependem de combustível ou eletricidade para funcionar, a Cycloclean requer apenas força manual para ativar uma bomba que canaliza a água para uma série de filtros.

Segundo Yuichi Katsuura, citado pela AFP, apesar da “aparência rudimentar” da bomba, esta permite captar água a uma profundidade de cinco metros e purifica até cinco litros do precioso líquido num minuto.

Até ao momento, a Nippon Basic já vendeu 200 das suas bicicletas, não só no Japão, mas também em países como a Indonésia, China, Filipinas, Cambodja, Birmânia e Bangladesh. Nesta última região, a procura tem aumentado significativamente, pelo que a empresa nipónica já estabeleceu um acordo com uma fabricante de bicicletas local para reduzir o preço da Cycloclean.”Esperamos que a produção local arranque em pleno no mês de abril”, referiu o presidente da Nippon Basic, acrescentando que o seu objetivo é atingir a comercialização de 100 a 200 bicicletas por ano no Bangladesh.

Fonte: Boas notícias

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização