12 de junho de 2024

Neve cancela 19ª etapa do Giro d’Italia

20ª etapa tem percurso alterado e perde escaladas

giro

A 19ª etapa do Giro d’Italia, que seria disputada nesta sexta-feira, 24 de maio, foi cancelada devido à neve que cai sobre as montanhas de Dolomites. Originalmente era previsto para hoje, a passagem por Passo dello Stelvio (2758m) e Passo Gavia (2618m), os pontos mais altos da competição.

“Devido às condições adversas, em particular à neve que cobre toda a rota, a 19ª etapa do Giro d’Italia, entre Ponte di Legno e Val Martello/Martelltal foi cancelada”, informaram os organizadores em nota.

Na quinta-feira (23), a organização chegou a anunciar que o trajeto seria alterado. No entanto, mais neve caiu na madrugada forçando o cancelamento.

Já a 20ª etapa (25 de maio), que também conta com inúmeros trechos montanhosos, não foi cancelada, mas teve seu percurso drasticamente alterado. Praticamente todas suas escaladas foram retiradas, restando apenas a última, em Tre Cime di Lavaredo.

O percurso proposto tem 203 km e não conta mais com as subidas em Passo Costalunga, Passo San Pellegrino e Passo Giau. Os primeiros 56 km seguem inalterados e vai de Silandro até a cidade de Bolzano. De lá, o percurso seguirá pelo norte, ao invés de continuar ao leste, em direção a Costalunga. O pelotão chegará Cortina vindo do norte antes de iniciarem a escalada final.

Com isto, o trajeto ficará consideravelmente mais fácil, e praticamente confirma o título de Vincenzo Nibali, já que as últimas tentativa de ataques de seus adversários eram esperadas para as etapas 19 e 20. No domingo, 26, o Giro encerra com uma etapa plana entre Riese Pio X e Brescia.

Classificação após 18 etapa:

  1. Vincenzo Nibali (ITA) Team Astana
  2. Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team @ 4’02”
  3. Rigoberto Urán (COL) @ 4’12”
  4. Michele Scarponi (ITA) Lampre-Merida @ 5’14”
  5. Przemyslaw Niemiec (POL) Lampre-Merida @ 6’09”
  6. Rafal Majka (POL) Team Saxo-Tinkoff @ 6’45”
  7. Carlos Betancur (COL) AG2R La Mondiale @ 6’47”
  8. Mauro Santambrogio (ITA) Vini Fantini-Selle Italia @ 7’30”
  9. Beñat Intxausti (ESP) Movistar Team @ 8’36”
  10. Samuel Sánchez (ESP) Euskaltel-Euskadi @ 9’34”

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização