17 de junho de 2024

SRAM lança novos modelos de freios Avid Trail

Elixir 9 “Trail”A Avid lançou dois novos modelos de freios a disco, ambos com mesmo design, o Elixir 9 “Trail” e o Elixir 7 “Trail”, com sistema de quatro pistões. A palavra “Trail” significa sua utilização tanto para para freeride quanto para cross country. As únicas diferenças que separam Elixir 9 do Elixir 7 é o seu peso mais leve cerca de 5g no primeiro modelo. O conforto também é superior, com a manete em carbono  da linha SRAM X0 e o corpo em alumínio forjado, com ajuste de contato da pastilha com o disco, permitindo assim uma melhor modulação na frenagem: a primeira metade do percurso da manete serve para controlar a bicicleta, enquanto a segunda metade têm a capacidade de bloquear as rodas devido a sua grande potencia do s freios.

Em relação aos discos, são disponibilizadas as opções de tamanho 140/160/170 e 200mm, para ambos os modelos, escolha que pode ser determinante para uma descida controlada. Se optarem por discos mais leves, porém menores (140mm), é preciso ter precauções  em uma descida longa, pois os discos podem entrar em sobreaquecimento. O seu design de tamanho reduzido dos quatro pistões (dois 14 e dois 16mm), em vez dos habituais quatro pistões (dois 15 e dois 16mm) permitiu a construção de freios de dimensões reduzidas, mas com uma eficácia de frenagem equivalente a freios de downhill. Isto ocorre devido aos quatro pistões aplicarem uma força maior na área do disco do que modelos de dois pistões, o resultando em um aumento de potência, aliado a um melhor controle da frenagem.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização