16 de junho de 2024

Conceito de Bike Box é testado no Brasil

Caixa pintada no asfalto serve para sinalizar separação entre bicicletas e motos dos demais veículos

Bike BoxO conceito de “bike box” chegou, nesta segunda-feira (6), à capital paulista, em caráter experimental, no cruzamento da avenida Rebouças com a rua Estados Unidos, nos Jardins, zona sul da capital. Existente em outras cidades do mundo, a caixa é um quadrado pintado no asfalto que serve para sinalizar a separação entre bicicletas e motos dos demais veículos, dando preferência às duas rodas na hora em que o semáforo abre.

A diferença da caixa paulistana é que aqui ela também permite a presença de motocicletas. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ideia é trazer mais segurança para ciclistas e motociclistas — 438 motoqueiros morreram na capital apenas no ano passado.

A medida é apontada como pouco eficiente na prevenção de acidentes de motos, segundo o professor de Engenharia de Tráfego da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso de Franco Peixoto.

— A motocicleta tende a acelerar com mais facilidade. No interior, o motociclista passa o cruzamento sem parar; (com o quadrado), ele pode ser induzido a desrespeitar o farol.

Fonte: Revista Bicicleta

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização