17 de junho de 2024

Arábia Saudita libera uso de bikes por mulheres, diz jornal

Foto: Getty ImagesNa rígida Arábia Saudita, as mulheres conquistaram uma importante vitória. Segundo informou o jornal “Al-Yaum”, elas agora estão liberadas para andar de motocicleta ou bicicleta. Contudo, a permissão requer uma série de cuidados como vestimentas adequadas e a presença de homens.

“As mulheres são livres para andar de bicicleta em parques, na área beira-mar, entre outros locais, desde que estejam usando um vestido totalmente adequado, e um homem tem de estar presente em caso de quedas ou acidentes”, informou o jornal, citando uma fonte não identificada da Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício.

O país islâmico não possui uma lei que proíba mulheres de dirigir. Porém, existem as ‘fatwas’, pareceres emitidos por especialistas, na maioria das vezes com interpretações radicais do Alcorão. Assim, na Arábia Saudita rege uma rigorosa interpretação da lei islâmica, que impõe a segregação de gêneros em espaços públicos. Apesar da liberação, em parte, do uso de bikes pelas mulheres, elas continuam proibidas a dirigir carros.

Apesar disso, o rei Abdullah bin Abdul Aziz se mostra, mesmo que de maneira tímida, a rever essas interpretações. Tanto que nos últimos dois anos permitiu a participação de mulheres como candidatas ou eleitoras nas eleições municipais, além da entrada no Conselho Consultivo, conhecido como “Shura”.

A “Shura”, que tem função apenas consultiva, aceitou no último mês, pela primeira vez em sua história, um pedido para analisar o direito das mulheres a dirigir.

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização