Descrição do evento
Nível: Intermediário Distância: 41km Duração média da trilha: 3 a 4 horas Sobre a trilha - A trilha Olaria está localizada nas imediações do Jardim Botânico e da DF-001 no
Descrição do evento
- Nível: Intermediário
- Distância: 41km
- Duração média da trilha: 3 a 4 horas
Sobre a trilha – A trilha Olaria está localizada nas imediações do Jardim Botânico e da DF-001 no sentido da BR-040. Seu nome faz referência aos “tijolos” de poeira no nariz adquiridos pelos ciclistas no trajeto durante o período seco (*)
A trilha inicia no comércio do Jardim Botânico próximo à entrada da Avenida do Sol, em frente ao Restaurante Sai da Toca, Unidade JB. Atravessando a DF-001 há uma pista paralela ao Jardim Botânico de Brasília-JBB que segue em frente à Reserva do IBGE com aproximadamente 14 km de estradão de terra batida e areia em alguns pontos. Na sequência, chega-se a um trecho de eucaliptos da Fazenda Água Limpa da UNB-FAL. Após isso, ocorre o retorno à DF-001, para acesso ao “Areal”, famoso por fazer parte das trilhas “Buritis” e “Romualdo”. Ao entrar no “Areal” são mais 4,5 km até a porteira de acesso à Fazenda Xangui, que possui um atrativo interessante, a Cachoeira Três Quedas. Da Porteira até a sede da Fazenda Xangui são mais 1200 para o acesso à Cachoeira. O local se encontra exatamente no meio da trilha e de lá o retorno ao comércio do Jardim Botânico é feito pelo mesmo caminho da vinda.
É uma trilha que aparece como uma oportunidade para quem já tem experiência em asfalto, se tornar um ciclista de mountain bike ou um membro iniciante que quer experimentar o seu primeiro percurso mais longo. Isso porque a trilha possui 41 quilômetros a serem percorrido integralmente na estrada de terra, sem grande desgaste ou exigência de técnica, a altimetria é baixa, quase sem subidas. E ainda é possível um presente que é banho de cachoeira no meio do caminho.
(*) o nome da trilha foi proposto pelo Coordenador Luiz Felipe, crédito do humor concedido a ele.
Trilha inserida no calendário do Grupo Rebas do Cerrado no mês de Setembro de 2024. A proposta e o mapeamento da trilha foram feitos pelos integrantes e coordenadores do Grupo, Luiz Felipe “Candango” e Verônica Foltynek.
Pontos relevantes do percurso – Todo o trecho paralelo ao JBB, IBGE e FAL deve ser feito na pista externa. A entrada nas reservas é proibida.
A Fazenda Xangui – Esse trecho da trilha é realizado em área particular. A Xangui é uma fazenda de turismo rural e cobra pelo acesso à Cachoeira Três Quedas. Os Valores são R$10,00 por bicicleta e R$ 50,00 por carro.
Horário
(Domingo) 8:00 - 11:00(GMT-03:00)