18 de julho de 2024
RockShox Trailhead
RockShox Trailhead

Review: Aplicativo RockShox Trailhead para ajuste de suspensões

Visualmente remodelado, app de configuração de amortecedores reúne informações sobre sugestões de ajustes, kits e manuais de serviço

Seis anos após seu lançamento original, a RockShox anunciou nesta sexta-feira (14/06) a nova versão de seu aplicativo para ajustes e configurações de amortecedores e garfos de suspensão, o TrailHead.

Com visual novo e alguns aprimoramentos de recursos, o aplicativo é vendido pela RockShox como “um especialista em suspensão no bolso” ou como “uma revolução na forma de ajustar e personalizar a suspensão da sua mountain bike”, mas na prática oferece poucos recursos de configurações personalizadas e peca principalmente ao utilizar apenas o peso do ciclista como parâmetro de ajuste, sem levar em consideração dados importantes como geometria e peso da bike, posição de pilotagem e tipo de terreno. Basicamente falando, o aplicativo sugere a pressão de trabalho e o ajuste de retorno (figura 1, à esquerda). E só!

Na prática, longe de ser um sistema de configuração completo, o Trailhead oferece apenas uma sugestão de ponto de partida para ajustes personalizados.

RockShox Trailhead
Figura 1

Caso o usuário queira registrar seus ajustes customizados, o aplicativo oferece um diário onde é possível salvar as configurações para consultas futuras (figura 1, ao centro e à direita). Não há, entretanto, nenhuma ferramenta de auxílio ao ciclista, cabendo ao mesmo definir suas preferências na base da tentativa e erro.

Além da sessão dedicada aos ajustes básicos da suspensão, o app oferece — baseado em seu número de série do garfo ou amortecedor — informações e especificações técnicas do modelo utilizado e manuais de usuário e de serviço (figura 2, à esquerda). Além disso, o aplicativo conta com mecanismo de busca que, embora não imune a erros, busca automaticamente pela internet kits de reparo e de upgrade específicos para o modelo consultado (figura 1, à direita).

RockShox Trailhead
Figura 2

Problemas e bugs – Até o momento desta edição, o aplicativo RockShox Trailhead não contava com suporte em português, somente em inglês, italiano, francês, alemão e espanhol. Durante os primeiros acessos registramos alguns erros de servidor que deixaram o serviço fora do ar por alguns minutos, mas ao longo do dia acabou por estabilizar-se.

Outro problema, este mais grave, foi no mecanismo de buscas do aplicativo, que durante uma consulta indicou um kit de upgrade para garfos com hastes de 30mm, sendo que o modelo que eu possuo é de 32mm.

Aplicativo RockShox Trailhead

Facilidade de uso
Recursos de customização
Biblioteca de informações técnicas
Estabilidade de uso

Regular!

Apregoado como um "especialista em suspensão no bolso", app oferece apenas uma mera sugestão de ajustes básicos

Conclusão – Longe de ser uma poderosa ferramenta de ajuste e configurações de garfos e amortecedores de suspensão, o aplicativo RockShox Trailhead oferece um espaço básico de informações técnicas sobre manuais de serviço e kits de manutenção, pecando fortemente em não oferecer um suporte mais arrojado que possibilite ao ciclista ‘tunar’ sua bicicleta baseado em dados relevantes como condições de pilotagem e de terreno, e não apenas baseado no peso de seu utilizador.

Pontos positivos

  • Interface fácil e intuitiva.

Pontos negativos

  • Apenas recursos básicos de ajuste;
  • Erros no mecanismo de busca de kits de reparo e upgrade.

Disponibilidade – Disponível para as plataformas plataformas Android e iOS, o aplicativo RockShox Trailhead pode ser baixado aqui:

app-store

google-play

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização