16 de junho de 2024
Specialized S-Works Tarmac SL8
Specialized S-Works Tarmac SL8

Specialized Tarmac SL8, a nova rainha da estrada

Veloz, leve, rígida e versátil, nova estradeira da Specialized chega ao mercado no mesmo dia de sua apresentação no Campeonato Mundial de Ciclismo 2023, na Escócia

A Specialized anunciou neste fim de semana o lançamento comercial de sua nova Tarmac SL8, bicicleta topo de linha para ciclismo de estrada que fez sua estreia no Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Glasgow, Escócia.

Com uma vantagem de 16,6 segundos em 40km em relação seu modelo predecessor, a SL7, a nova Tarmac SL8 é, de acordo com o fabricante, a bicicleta de estrada mais aerodinâmica por eles produzida, superando inclusive a icônica Specialized Venge.

Specialized S-Works Tarmac SL8

Boa parte dos esforços para tornar a nova Tarmac SL8 mais aerodinâmica concentrou-se a área frontal do quadro de carbono S-Works Fact 12r, cujo peso total não ultrapassa 685 gramas. Sem grandes alterações na geometria em relação ao modelo SL7, a SL8 conta com um novo desenho do tubo da caixa de direção denominado Speed Sniffer, que em testes no túnel de vento da Specialized apresentou um desempenho mais eficiente no coeficiente aerodinâmico.

Geometria da nova Tarmac SL8

Tamanho 44 49 52 54 56 58 61
Tubo do selim 435 mm 447 mm 458 mm 475 mm 496 mm 517 mm 547 mm
Tubo superior 496 mm 509 mm 531 mm 541 mm 563 mm 577 mm 595 mm
Tubo de direção 93 mm 102 mm 113 mm 131 mm 151 mm 178 mm 198 mm
ângulo da caixa de direção 70.50° 71.75° 72.50° 73.00° 73.50° 73.50° 74.00°
Ângulo do tubo de selim 75.50° 75.50° 74.00° 74.00° 73.50° 73.50° 73.00°
Tirantes 410 mm 410 mm 410 mm 410 mm 410 mm 410 mm 410 mm
Altura do mov. central 74 mm 74 mm 74 mm 72 mm 72 mm 72 mm 72 mm
Distância entre eixos 970 mm 973 mm 975 mm 978 mm 991 mm 1,006 mm 1,013 mm
Reach 369 mm 378 mm 383 mm 387 mm 398 mm 405 mm 411 mm
Stack 491 mm 504 mm 517 mm 534 mm 555 mm 581 mm 602 mm

O design do tubo de direção trabalha em conjunto com o novo guidão / mesa integrados Roval Rapide, que em testes revelou economizar 4 watts se comparado ao setup de mesa / guidão em duas peças adotado pelo modelo Tarmac SL7.

Specialized S-Works Tarmac SL8

Na estrada, a aceleração da Tarmac SL8 provêm de um impressionante aumento na relação rigidez-peso de 33% em relação à SL7. Com um aumento de 6% na flexibilidade, a nova bike proporciona uma condução suave única no mundo acelerado das bicicletas de corrida.

Modelos, preços e disponibilidade – No Brasil, a nova Specialized S-Works Tarmac SL8 será comercializada em sua versão equipada com transmissão eletrônica SRAM Red eTap AXS, ao preço de R$ 129.900,00. Nesta configuração, o peso total da bicicleta é de 6,85kg (tamanho 56).

Specialized S-Works Tarmac SL8

Specialized S-Works Tarmac SL8
Specialized S-Works Tarmac SL8

Especificações Técnicas

Quadro
Quadro: S-Works Tarmac SL8 FACT 12r Carbon, Rider First Engineered™, Win Tunnel Engineered, Clean Routing, Threaded BB, 12x142mm thru-axle, flat-mount disc
Garfo: S-Works FACT 12r Carbon, 12x100mm thru-axle, flat-mount disc
Cockpit
Mesa: Roval Rapide Cockpit, Integrated Bar/Stem
Guidão: Roval Rapide Cockpit, Integrated Bar/Stem
Fita de guidão: Supacaz Super Sticky Kush
Canote de selim: S-Works Tarmac SL8 Carbon seat post, FACT Carbon, 15mm offset
Selim: Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base
Blocagem: Tarmac integrated wedge
Transmissão
Coroas: 48/35T
Cassete: SRAM RED XG-1290, 12-speed, 10-33t
Corrente: SRAM RED 12-speed
Movimento central: SRAM DUB BSA 68
Pedivela: SRAM RED AXS Power Meter
Trocadores de marcha: SRAM Red eTap AXS
Câmbio traseiro: SRAM RED eTAP AXS, 12-speed
Câmbio dianteiro: SRAM RED eTAP AXS, braze-on
Rodas
Câmaras de ar: Turbo Ultralight, 60mm Presta valve
Roda dianteira: Roval Rapide CLX II, Tubeless, 21mm internal width carbon rim, 51mm depth, Win Tunnel Engineered, Roval AFD hub, 18h, DT Swiss Aerolite spokes
Roda traseira: Roval Rapide CLX II, Tubeless, 21mm internal width carbon rim, 60mm depth, Win Tunnel Engineered, Roval AFD hub, 24h, DT Swiss Aerolite spokes
Pneus: S-Works Turbo Rapidair 2BR, 700x26mm
Freios
Freios: SRAM Red eTAP AXS, hydraulic disc
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização