6 de maio de 2024
Specialized Epic WC
Specialized Epic WC

Nova Specialized Epic WC dá adeus ao amortecedor traseiro Brain

Com novo sistema de suspensão, MTB topo de linha da Specialized deixa de contar com o sistema de amortecimento ‘inteligente’ que a equipou nos últimos 20 anos

A Specialized anunciou nesta quinta-feira (20/04) o lançamento mundial da sua linha 2024 de sua consagrada bicicleta full suspension topo de linha, a Epic WC, cujo principal destaque é o abandono, após vinte anos, de seu tão amado quanto polêmico amortecedor traseiro Brain.

Lançado comercialmente em 2002, o sistema de amortecimento ‘inteligente’ Brain adotado pela Specialized nas bicicletas full suspension da linha Epic utiliza uma válvula de inércia que bloqueia o fluxo do óleo no interior do amortecedor, criando uma plataforma de pedalada estável nos terrenos lisos e suaves. Quando encontra uma força de impacto vinda de baixo – causada pelas irregularidades do terreno –, a mesma válvula abre-se automaticamente, permitindo que a suspensão destrave.

Apesar de dispensar o tradicional sistema de bloqueio remoto manual, o Brain trouxe consigo uma série de outros problemas como manutenção cara e complicada, além de exigir uma ajuste mais preciso e moroso para otimizar seu funcionamento.

Specialized Epic WC

Novo sistema de suspensão traseiro – Em sua linha Epic 2024, a Specialized abre mão do Brain para adotar em seu lugar um sistema de suspensão cujo amortecedor traseiro fica semi-integrado ao tubo superior, aliado a uma balança traseira com seatstays sem pivô, em uma solução um tanto quanto parecida com a adotada pela Trek em suas bicicletas da linha Supercaliber.

Para garantir uma perfeita sintonia entre uma plataforma de pedalada estável e a sensibilidade necessária nos terrenos irregulares, o amortecedor traseiro RockShox SID WCID conta com ajuste individual de suas câmaras de ar positiva e negativa.

Na parte frontal, a nova Specialized Epic conserva o garfo RockShox SID com válvula de inércia Brain, dispensando o uso de travas de acionamento manual.

De acordo com o fabricante, a nova Epic WC tem ‘esperteza’ de uma bicicleta hardtail combinada com a capacidade de engolir as trilhas, onde o ciclista poderá ajustar o comportamento da suspensão de acordo com o perfil do terreno que irá rodar.

Specialized Epic WC

Ajuste diferenciado – Devido às características de engenharia da Epic WC, seus 75 mm de curso se comportam como se fossem muito mais. Quando essa bike é configurada em sua posição mais firme, ela não gera SAG, dessa forma acaba proporcionando efetivamente o mesmo curso positivo de suspensão de uma bicicleta com 100 mm configurada com 25% de SAG.

Specialized Epic WC

A progressão natural da mola pneumática, combinada com um bumper de elastômero customizado que impede que o amortecedor atinja o fim do seu curso, gera uma parábola acentuada na curva de progressividade do amortecimento, evitando que o pistão bata na parede do canister nos impactos mais severos. Comparada com uma hardtail ou com mountain bikes com menor curso de suspensão, a Epic WC mantém os pneus no chão uma porcentagem maior do tempo, o que se traduz diretamente em mais controle e velocidade.

Specialized Epic WC

Cockpit integrado – A nova Specialized Epic WC 2024 vem equipada com um cockpit que inclui conjunto de guidão e mesa integrados em fibra de carbono de alta modulação, com geometria testada e aprovada nas principais provas do circuito mundial de MTB Cross-Country.

Specialized Epic WC

Priorizando a leveza e o design, a Epic WC vem equipada com canote de carbono Control SL, com 415mm e offset de 0mm.

Preço e disponibilidade – Lançada globalmente nesta quinta-feira, 20 de abril, a nova Epic WC será comercializada em duas versões, a S-Works Epic WC (R$ 114.900,00) e Epic WC Pro (R$ 89.990,00).

S-Works Epic World Cup

S-Works Epic World Cup
S-Works Epic World Cup

Especificações técnicas

Quadro
Quadro S-Works FACT 12m Carbon, WCID suspension design, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, threaded BB, 12x148mm UDH compatible rear spacing, internal cable routing, 75mm of travel
Amortecedor traseiro RockShox-Specialized SIDLuxe WCID Ultimate, Ride Dynamics Developed, Independent negative spring, Rebound Adjust, 215x40mm
Garfo RockShox SID SL ULTIMATE BRAIN, Top-Adjust Brain damper, Debon Air, 15x110mm, 44mm offset, 110mm Travel
Blocagem do canote Specialized Alloy 34.9, Titanium Bolt
Transmissão
Trocadores de marcha SRAM POD AXS controller
Cassete SRAM CS-1299 Cassette, 12-speed, 10-52t
Movimento central SRAM DUB, BSA 73mm, Threaded
Pedivela Quarq XX SL power meter crankset, Carbon, 168 Q-Factor, DUB, 170/175mm, 34T
Corrente SRAM XX SL Eagle
Câmbio traseiro SRAM XX SL Eagle Transmission
Coroa 34t
Cockpit
Selim Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base
Guidão Roval Control SL Integrated cockpit, 60mm/70mm X- 12 degree integrated stem, 8-degree backsweep, 1 degree upsweep, 760mm wide
Canote do selim Roval Control SL carbon seatpost, Two-bolt clamp, 0mm offset, 415/370mm x 30.9
Manoplas Specialized Trail Grips
Rodas
Cubo traseiro Roval Control SL, DT Swiss 180 Internals, DT Swiss Ratchet EXP, Ceramic bearings, 12mm thru-axle, 148mm spacing, 24h straight-pull t-head
Cubo dianteiro Roval Control SL, DT Swiss Internals, Ceramic Bearings, 6-bolt, 15mm thru-axle, 110mm spacing, Torque caps, 24h straight pull t-head
Raios DT Swiss Aerolite Straight-pull t-head
Aros Roval Control SL, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 24h
Pneu traseiro Specialized Renegade, Control Casing, T5 Compound, 29×2.35
Pneu dianteiro Specialized S-Works Fast Trak, S-Works Casing, T5/T7 Compound, 29×2.35
Câmaras de ar Specialized Turbo Tube
Freios
Freio dianteiro SRAM Level Ultimate, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 180/160mm rotor
Freio traseiro SRAM Level Ultimate, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 160mm rotor

Epic World Cup Pro

Epic World Cup Pro
Epic World Cup Pro

Especificações técnicas

Quadro
Quadro S-Works FACT 12m Carbon, WCID suspension design, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, threaded BB, 12x148mm UDH compatible rear spacing, internal cable routing, 75mm of travel
Amortecedor traseiro RockShox-Specialized SID Luxe WCID Ultimate, Ride Dynamics Developed, Independent negative spring, Rebound Adjust, 215x40mm
Garfo RockShox SID SL Ultimate Brain, Top-Adjust Brain damper, Debon Air, 15x110mm, 44mm offset, 110mm Travel
Blocagem do canote Specialized Alloy 34.9, Titanium Bolt
Transmissão
Trocadores de marcha SRAM POD AXS controller
Cassete SRAM XS 1295, 12 speed, 10-52
Movimento central SRAM DUB Threaded Wide
Pedivela SRAM XO Eagle, Quarq Spindle power meter, DUB, 170/175mm, 34t
Corrente SRAM XO Eagle
Câmbio traseiro SRAM X0 Eagle Transmission
Coroa 34t
Cockpit
Selim Body Geometry Power Expert
Guidão S-Works Carbon XC Mini Rise, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 10mm rise, 760mm, 31.8mm
Canote do selim Specialized Pro SL, alloy, 4-bolt
Manoplas Specialized Trail Grips
Rodas
Cubo traseiro DT Swiss 350 straight-pull, 6-bolt, DT Swiss Ratchet, 12x148mm thru axle, XD freehub body, 28h straight-pull
Cubo dianteiro DT Swiss 350, 6-bolt, 15mm Thru-axle, 110mm spacing, 28h straight -pull
Raios DT Swiss Competition Race Straight-pull
Aros Roval Control, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 28h
Pneu traseiro Specialized Renegade, Control Casing, T5 Compound, 29×2.35
Pneu dianteiro Specialized S-Works Fast Trak, S-Works Casing, T5/T7 Compound, 29×2.35
Câmaras de ar Specialized Turbo Tube
Freios
Freio dianteiro SRAM Level Silver, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 180/160mm rotor
Freio traseiro SRAM Level Silver, 2-piston caliper, hydraulic disc, stealth, 160mm rotor
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização