25 de abril de 2024
540 e Edge 840

Garmin atualiza sua linha de ciclocomputadores GPS com os novos Edge 540 e Edge 840

Com novos recursos e sem abrir mão do design compacto, novos modelos oferecem métricas avançadas, capacidade de navegação aprimorada e carregamento solar

A Garmin anunciou hoje (11/04) o lançamento dos novos Edge 540 e Edge 840, que compões a mais recente geração de ciclocomputadores da marca, em conjunto com o modelo topo de linha Edge 1040, lançado em junho do ano passado.

Substitutos do atuais modelos Edge 530 e Edge 830, os novos modelos contam com recursos aprimorados, como novas métricas de treinamento em bicicleta, suporte de navegação avançada com exibição de mapas offline maior conectividade e a possibilidade de recarregamento da bateria via energia solar.

Os dois novos modelos contam com uma tela colorida de LCD com 2,6 polegadas e botões físicos para uma rápida operação de seus inúmeros recursos. Além desses controles, o modelo Edge 840 possui tela sensível ao toque, similar a utilizada no modelo topo de linha Edge 1040.

Garmin Edge

Recursos de treinamento – Desenvolvidos especificamente para o ciclismo em suas mais variadas modalidades, os novos Edge 540 e 840 não apenas incorporam recursos já presentes nos modelos de gerações anteriores, mas também incluem recursos inéditos de treinamento como o Real-time stamina, que permite monitorar e registrar os níveis de esforço em tempo real durante a pedalada, ajudando a prever por quanto tempo o ciclista conseguirá manter o ritmo.

Outro recurso interessante é o Treinamento Adaptativo, que sugere diariamente exercícios e instruções, tendo como base os dados de carga de treinamento, recuperação e histórico de pedaladas. Mediante o uso em conjunto com um medidor de potência, é possível ainda gerenciar o nível de esforço, traçando metas ao longo de um percurso.

Garmin Edge 840

Navegação – Ponto de destaque para o maior fabricante de instrumentos de navegação do planeta, os novos ciclocomputadores da Garmin contam com sistema de posicionamento de satélites GNSS multibanda, capaz de determinar com precisão sua localização, mesmo em ambientes adversos como mata fechada, cânions e ambientes urbanos repletos de arranha-céus. Além da localização pela rede GPS, os novos Edge 540 e 840 são compatíveis com as redes de satélites russa (GLONASS) e Galileo (União Europeia). o que resulta em maior precisão e velocidade na localização.

Tanto o Edge 540 quanto o Edge 840 contam com altímetro de acionamento barométrico, que em conjunto com sensores de aceleração e giroscópio, garantem uma medição precisa da altimetria e das variações de aclividade do terreno.

Ambos modelos possuem a capacidade de armazenagem de mapas offline, que são exibidos na tela de forma sobreposta ao percurso salvo, facilitando a navegação e o reconhecimento da área. Além do mapa da Garmin pré-carregado, é possível baixar outros mapas de fontes externas como o OpenStreet Maps e armazená-los na memória interna de 16GB (Edge 540) ou 32GB (Edge 840). Em ambos os modelos é possível armazenar até 200 pontos de interesse, 100 rotas e 200 horas de históricos de pedaladas.

Recursos de segurança – Assim como nos modelos anteriores, os novos Garmin Edge 540 e Edge 840 contam com recursos de segurança como o LiveTrack, que permite ao ciclista compartilhar em tempo real sua localização. Também é possível mediante o pareamento com um smartphone , receber e enviar mensagens, que também podem ser enviadas automaticamente através do recurso de detecção de acidentes, onde em caso de queda, o dispositivo dispara automaticamente uma mensagem de socorro para um telefone previamente programado.

Como em todos os dispositivos Garmin, os ciclocomputadores Edge 540 e Edge 840 são compatíveis com a linha de iluminação e de radares de segurança Varia.

Carregamento solar – Em suas versões 540S e 840S, os ciclocomputadores Edge recém-lançados contam com telas especiais que captam a luz solar, convertendo-a em energia elétrica para alimentação da bateria.

Graças a este recurso, a autonomia de uso dos dispositivos pode chega a até 32 horas de uso contínuo com o receptor de satélites ligado, ou impressionantes 60 horas no modo de economia de bateria.

Os dispositivos são equipados com porta USB-C para carregamento rápido.

Preço e disponibilidade – De acordo com a Garmin, os novos ciclocomputadores Edge 540 e Edge 840 serão comercializados ao preço médio de:

  • Garmin Edge 840: 499 dólares
  • Garmin Edge 840 Solar: 599 dólares
  • Garmin Edge 540: 349 dólares
  • Garmin Edge 540 Solar 499 dólares

Até o fechamento desta edição, a Proparts distribuidora dos produtos Garmin no Brasil — não havia divulgado os preços e a disponibilidade dos novos produtos no país.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização