16 de julho de 2024
CIMTB
Largada da CIMTB Araxá na edição de 2022 - Foto: Ultrafotos

Ciclistas de sete países confirmam participação na etapa de abertura da CIMTB

Além dos brasileiros, ciclistas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Guatemala competirão em Araxá (MG) entre os dias 14 e 16 de abril

Confirmada para ser realizada entre os dias 14 a 16 de abril, a etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike chega aos 20 anos mantendo seu destaque e prestígio internacional.

Ao todo, ciclistas de sete países, vindos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Guatemala participarão da edição mais especial do evento.

Serão três as provas para os atletas das categorias Super Elites Masculina e Feminina nesta edição. A etapa de abertura ocorre na tarde de sexta-feira (14) com a prova de Short Track (XCC). Já na manhã de sábado (15), será a vez de os ciclistas correrem o XCO (Cross- Country Olímpico), que será repetido na tarde do domingo (16), com uma maior pontuação por ser uma prova Hors Class (HC). O total de pontos ofertados aos campeões será de 170, sendo somados 10 no Short Track, 60 no XCO de sábado e 100 no XCO de domingo.

Entre brasileiros, estão confirmados os principais destaques do Mountain Bike na atual temporada. No Feminino, Raiza Goulão, Karen Olimpio, Isabella Lacerda, Hercília Najara e Letícia Cândido, são as favoritas ao pódio. Entre os homens, Henrique Avancini, atual campeão das últimas nove edições da Elite em Araxá, puxa a fila de representantes nacionais, ao lado de José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, Nicolas Machado, Guilherme Muller, Ulan Galinski e Sherman Trezza.

“Araxá se tornou uma cidade local para mim. É especial voltar todo ano para lá e ter tanta gente torcendo por mim. Acredito que o calor e o carinho do público de lá me dão sempre grande motivação. Me dá uma alegria muito grande e me sinto honrado de ser recebido lá com tanto carinho. O que eu tento fazer todos os anos lá é entregar o melhor que eu posso dentro das pistas e, desta forma, demonstrar todo esse carinho que as pessoas em Araxá tem por mim. Depois da minha cidade, Petrópolis, para mim Araxá é onde eu mais me sinto em casa”, conta Avancini, que disputou todas as 19 edições do evento no município, entre as categorias Juvenil e Super Elite.

Estrangeiros – A Argentina é o país com o maior número de ciclistas confirmados do exterior. Ao todo, sete ‘hermanos’ virão ao Brasil, para competir na Super Elite: Agustina Apaza, Inés Gutierrez, Pilar Adoue e Sofia Gonzalez entre as mulheres; Agustin Duran, Catriel Soto e Joel Fernando no Masculino. “Espero ansiosa por essa etapa de 20 anos. Sou muito feliz de poder fazer parte mais uma vez do pelotão”, comentou Agustina Apaza.

“Estou muito motivada, treinando forte para essa etapa que abre a CIMTB em 2023.O nível é sempre muito alto em Araxá e por isso o atleta tem que dar 110% para estar à altura da competição. Assim, posso resumir que estou muito feliz, muito motivada e contando os dias para estar mais uma vez na melhor competição da América Latina”, completou Agu, como a experiente ciclista argentina é carinhosamente conhecida.

Martin Vidaurre
Martin Vidaurre vence abertura da CIMTB em 2022 – Foto: Ney Evangelista / CIMTB

Chile e México estão no Top 3 da lista com maior número de estrangeiros. Enquanto cinco atletas confirmados são chilenos – Martin Vidaurre, Cristóbal González, Sebastian Miranda, Pilar Corvalan e Raúl Aguilera -, quatro mexicanos estarão competindo em Araxá – Gerardo Ulloa, Antonio Ortiz, Luciano Esquivias e Cynthia Martin.

“Esperamos encontrar em Araxá uma pista muito fluída e bastante técnica. A ideia é desfrutar do período que estivermos lá, em busca de fazer o melhor e sair vencedor em minha prova”, avaliou o mexicano Antonio Ortiz, ciclista da categoria Junior, que irá competir na prova que é válida pela UCI Junior Series.

Completando a lista de estrangeiros, três colombianos (Jhonnatan Botero, Yosiana Quinteor e Jeronimo Botero), três equatorianos (Andres Bravo, Juan Carlos Cordoba e Michela Molina) e um ciclista da Guatemala, que também irá competir na UCI Junior Series.

“Expectativas boas para a competição em Araxá, primeiro porque é um evento com bastante prestígio internacional. Ali temos a oportunidade de estar ao lado de corredores e treinadores de alto nível. Não à toa, dizem que a CIMTB é uma das melhores, senão a melhor organização que temos na América”, comentou o equatoriano Andres Bravo.

Últimos dias de inscrições – As inscrições para a histórica edição de 20 anos da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) seguem abertas, encerrando-se na próxima segunda-feira, dia 10. Entre os dias 14 e 16 de abril, os melhores ciclistas do Brasil e do mundo estarão em ação nas trilhas nos arredores do Grande Hotel Termas de Araxá. Para garantir vaga em uma das mais de 50 disputas em três modalidades – Cross-Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM) – os ciclistas devem acessar o site do evento e clicar no menu Inscrições.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização