15 de julho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

Após 8 anos de parceria, Henrique Avancini deixa a Cannondale

Exemplo de progresso e superação, parceria resultou em um dos maiores êxitos do circuito mundial de MTB, onde o brasileiro despontou como um dos maiores do mundo

Maior ciclista da história do país, Henrique Avancini anunciou hoje (16/11) seu desligamento da Cannondale Factory Racing, equipe de mountain bike da qual o brasileiro fez parte durante oito anos.

Henrique Avancini
Foto: Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Content Pool

Exemplo de progresso e superação, a parceria entre a Cannondale e Avancini resultou em um dos maiores êxitos do circuito mundial de MTB, onde o brasileiro despontou como um dos maiores do mundo em sua modalidade esportiva, saboreando os pódios de praticamente todas as provas mais importantes do mundo.

Uma das características mais marcantes da trajetória esportiva de Avancini é a sua polivalência, evidenciada durante sua conquista do Campeonato Mundial de MTB XCM em 2018, considerado um dos mais difíceis da história da modalidade.

Henrique Avancini e Manuel Fumic
Henrique Avancini e Manuel Fumic – Foto: Hudson Malta / Red Bull Content Pool

Com um currículo que inclui o topo do pódio em uma prova de XCO da Copa do Mundo de 2020 e em várias provas de Short Track (XCC) do mesmo evento, Avancini, junto a Manuel Fumic, foi um dos grandes destaques da Absa Cape Epic, onde seus duelos com a dupla formada por Schurter e Forster proporcionaram disputas incríveis na mais famosa de todas as provas por etapas do planeta.

Histórico de vencedor – Quando tinha oito anos de idade, Henrique Avancini ganhou sua primeira bike e iniciou a lapidação de suas habilidades no mountain bike. Ele se tornou o primeiro ciclista brasileiro a vencer o campeonato nacional em todas as categorias, da Junior a Elite. Desde então, tendo se juntado à Cannondale Factory Racing em 2015, Avancini tem prosperado no cenário mundial e experimentado grande sucesso competindo no mais alto nível das competições do MTB, trazendo para casa um mix de medalhas e camisas de líder e criando um nome para o Mountain Bike do Brasil.

Saída amigável – Para Jonathan Geran, Diretor de Marketing Esportivo da Cannondale, a saída de Avancini da equipe ao mesmo tempo em que entristece, também traz alegria por todos os momentos incríveis que ele teve com a marca e com a bicicleta.

Henrique Avancini
Foto: Divulgação / Cannondale Factory Racing

“Recebemos o Henrique como um atleta em nosso centro de treinamento há oito anos atrás. Hoje,  temos a honra de enaltece-lo como um dos melhores atletas do mundo, um guardião do esporte e um embaixador do Mountain Bike brasileiro ao prestarmos homenagem a ele e à sua busca por seus novos desafios como um atleta de elite”, disse. “Sempre reverenciaremos nosso tempo juntos e torceremos pelo Henrique em sua busca por seus objetivos futuros”, completa Geran.

“Estou muito satisfeito com o que a Cannondale e eu construímos juntos. Trata-se de uma jornada de sucesso que me possibilitou colocar o esporte que amo em destaque em meu país e também construir uma carreira sólida no nível mais alto do esporte. Deixar a CFR não foi uma decisão fácil, mas estou partindo com muitas lições, amigos, conquistas e muitas lembranças que guardarei com orgulho em meu coração. Estou convencido de que dei o melhor de mim para este projeto e é hora de estabelecer novos objetivos e perseguir novos desafios, mas com a certeza de que nunca esquecerei o que a Cannondale e a CFR me proporcionaram”, disse Avancini em comunicado à imprensa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização