16 de junho de 2024
Rocky Mountain Games
MTB vai agitar Campos do Jordão - Foto: Divulgação

Campos do Jordão recebe 2ª etapa do Rocky Mountain Games

Maior festival de cultura de montanha do Brasil será neste sábado (17) e domingo (18), com mais de 800 inscritos em provas de Trail Run, MTB, Uphill, Gravel e Canicross

O Rocky Mountain Games sobe a Serra da Mantiqueira e esquenta o final do inverno 2022 em Campos do Jordão (SP). A chamada Suíça Brasileira recebe a segunda etapa do circuito do maior festival de cultura de montanha do Brasil neste sábado (17) e domingo (18), quatro dias antes do término da estação mais fria do ano, marcado para o dia 22. Para ‘acender o fogo’ por aventura em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, o evento, que recebeu mais de 800 inscrições, conta com atividades esportivas, culturais e gastronômicas. A entrada na arena montada na Praça do Pinho Bravo é grátis para o familiares e amigos dos competidores e para o público em geral.

Rocky Mountain Games
Largada do Gravel em Atibaia – Foto: Therson Mehl

Opções não faltam para quem gosta de se aventurar em esportes outdoor. Para quem pedala, o Rocky Mountain Games tem Mountain Bike 25km e 50km, além da Gravel: 40 km. Para quem corre, a programação tem Trail Run, com distâncias de 6km, 10km, 21km e 42km e Uphill de 4 km, além do Canicross, no qual o tutor e seu cão correrão juntos por 4 km. Para quem gosta de um bom combo, é possível correr e pedalar em Campos do Jordão. O Rocky Man e Rocky Woman conta com Trail Run de 21 km + 50km de Mountain Bike 50 km + Uphill.

Rocky Mountain Games
Canicross deve reunir muitos competidores em Campos do Jordão – Foto: Rosita Belinky / Rocky Mountain

Campos do Jordão é a cidade mais alta do país. São mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar, com direito ao bioma da Mata Atlântica e trechos de floresta de Araucárias. Isso alia desafio a um visual único aos competidores do Rocky Mountain Games, com paisagens típicas da Serra da Mantiqueira, incluindo a icônica Pedra do Baú e o ponto mais alto da cidade, o Pico do Imbiri, que está a quase 2 mil metros de altitude.

Neste sábado, os corredores irão encarar subidas e descidas na prova de Trail Run. A altimetria varia de 300 metros de desnível positivo, na prova de 6km, até 1.850 para o percurso de 42km. “Os percursos, tanto de Trail Run, como Mountain Bike, Uphill, Gravel e Canicross, são majoritariamente compostos de trilhas e singletracks técnicos da região, além de algumas passagens por trechos urbanos. Todos serão demarcados cuidadosamente, contando com postos de controle, além do monitoramento eletrônico via chip”, afirma Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

Programação

Sábado (17)

Trail run

  • 42 km – 7h
  • 21 km – 8h30
  • 12 km – 9h
  • 6 km – 9h30

Canicross

  • 7h15

Domingo (18)

  • Gravel – 7h
  • Mountain bike – 7h05
  • Corrida Uphill – 12h

A retirada dos kits começa nesta quinta-feira (15), no Pedal Urbano, em São Paulo (Rua Heitor Penteado, 1.007), entre 13h e 19h. Entre sexta-feira (16) e domingo (18), a entrega será concentrada na Arena Rocky Mountain Games, na Praça Pinho Bravo, em Campos do Jordão. Na sexta, o horário será entre 18h e 21h, No sábado, das 6h às 9h15 (Trail Run – até 15 minutos antes de cada distância) e 10h às 16h para as modalidades Uphill, MTB e Gravel. No domingo, entre 6h e 6h45 (MTB e Gravel) e 8h e 11h (Uphill).

Cultura e gastronomia e atrações para as famílias –  Em conjunto às atividades esportivas, o Rocky Mountain Games oferece atrações para entreter toda a família em Campos do Jordão. O Banco Master vai oferecer tirolesa, cama elástica para crianças e espaço pet. A arena montada na Praça do Pinho Bravo abrigará ainda outras atividades recreativas voltadas para o público em geral, com Slackline, Arco e flecha, Clínica de aventura Go Outside para crianças, exibição de filmes de aventura ao ar livre, show com a banda Roxy e área de alimentação, com opções variadas.

Rocky Mountain Games
Cinema nos finais de tarde, atração cultural do evento – Foto: Marcelo Maragni / Rocky Mountain Games

Para a criançada – O Rocky Mountain Games carrega a bandeira da vida ao ar livre e a inclusão de todos na cultura de montanha. Por isso, tem um cuidado especial com as novas gerações. Enquanto pais, mães e familiares curtem as competições esportivas e atividades da arena, meninos e meninas podem se divertir e aprender no Acampamento de Aventura. Trata-se de um projeto que existe há mais de 15 anos com o propósito de iniciar crianças e adolescentes na vivência da aventura e nas técnicas que contribuem para a vida na natureza, como leitura de mapas, bússola, trekking, Slackline e brincadeiras fazem parte da programação, exclusiva para crianças de 5 a 12 anos, acompanhantes de atletas inscritos nas provas do festival.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização