Visto instalado nas bikes de atletas da marca que disputarão o Mundial de MTB na França, novo câmbio eletrônico da marca estadunidense dispensa o uso de gancheira
Entre as novidades tecnológicas das bicicletas utilizadas pelos ciclistas que participarão do Campeonato Mundial de Mountain Bike 2022, chamou a atenção um novo modelo de câmbio traseiro da SRAM, que utiliza um sistema de montagem direta no quadro, dispensando o uso de gancheira.Visto instalado na Trek Supercaliber de Anton Cooper e de outros ciclistas patrocinados pela marca, o protótipo de câmbio da SRAM fica preso diretamente ao eixo da roda traseira, em uma posição mais atrás e para dentro do quadro da bicicleta em relação às montagens convencionais que utilizam a gancheira como suporte.
O resultado é um câmbio mais próximo ao cassete e menos propenso a receber pancadas que possam danificá-lo. Além disso, o novo posicionamento do câmbio proporciona maior estabilidade à transmissão, aumentando a precisão da troca de marchas.

O novo câmbio traseiro é compatível apenas com quadros que utilizam gancheiras no padrão UDH, que são retiradas para a instalação da transmissão. Como não poderia deixar de ser, a nova transmissão utiliza a tecnologia eletrônica AXS wireless, alimentada por uma bateria posicionada entre os dois lados da montagem direta.
Nas fotos divulgadas à imprensa, percebe-se que o braço do câmbio conta com a polia inferior (tensionadora) em alumínio. Já a corrente utilizada conta com o mesmo design dos modelos de estrada da marca, com a parte superior achatada e a inferior chanfrada.

Protótipo – A nova transmissão SRAM com montagem direta debutará neste fim de semana no circuito de Les Gets na França, ainda em fase de protótipo, sem previsão de lançamento oficial.
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta