16 de julho de 2024
Copa Norte e Nordeste de Ciclismo 2022
Foto: Divulgação

Seleção Baiana é campeã geral da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

Competição terminou neste domingo (21/8) com as últimas disputas na prova de circuito

Não faltou emoção na 44a edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo 2022. Após três dias de disputas acirradas em todas as categorias, a Seleção Baiana mostrou sua força e liderou a competição de ponta a ponta para somar 489 pontos e garantir a segunda vitória geral na história da competição. A Seleção Paraense conquistou a segunda colocação com 421 pontos, seguida pela Seleção Piauiense, que registrou 366 pontos.

A competição comemorou a 44a edição com recorde de inscritos, mais de 450 atletas, representando as duas regiões nas provas de contrarrelógio, resistência e circuito. O percurso, bastante seletivo, foi montado no entorno da Arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco.

Copa Norte e Nordeste de Ciclismo 2022
Foto: Divulgação

Neste domingo, na disputa das provas de circuito, foram distribuídos os últimos pontos que definiram a classificação geral da competição. O paraense Samuel Barroso foi o grande campeão da prova de circuito na Elite após vencer a chegada no sprint final. Renato Evangelista, da Seleção Baiana, e Kaik Gonçalves, da seleção amapaense, terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Campeã do contrarrelógio e prata na resistência, Karine Frota voltou ao lugar mais alto do pódio na categoria Elite. A piauiense venceu escapada e mostrou muita qualidade técnica para manter a regularidade e superar as adversárias conquistando mais uma medalha de ouro. Karina Rodrigues, também da Seleção Piauiense, ficou em segundo lugar a 45seg, enquanto Brenda Vitoria fechou o pódio em terceiro, com o mesmo tempo.

Dominando as provas da categoria Junior Feminino, os anfitriões de Pernambuco fizeram bonito e protagonizaram uma dobradinha na prova de resistência e um ouro e uma prata no circuito. Vitória Simões ficou com a medalha de ouro neste domingo, seguida pela paraense Vanessa Lima com a prata, e Maria Clara, também de Pernambuco, em terceiro lugar com o bronze.

Copa Norte e Nordeste de Ciclismo – Considerada a maior competição das regiões Norte e Nordeste, o torneio é realizado visando o desenvolvimento esportivo e a descentralização do ciclismo de estrada nacional através de todos os estados envolvidos.

As provas são realizadas envolvendo atletas desde as categorias de base, que contempla as categorias Infantojuvenil, Juvenil e Junior, de 12 a 18 anos, até os mais experientes das categorias Master.

Nestes 44 anos de existência, sua maior herança foram os legados deixados nas cidades sedes por onde passa. Grandes nomes do ciclismo brasileiro surgiram através da Copa Norte e Nordeste e, hoje, a competição é uma das principais referências da modalidade nas duas regiões.

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2022 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Esporte e Cultura, e Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco.

Classificação Geral

# Estado Pontuação
1 Bahia 489 pts
2 Pará 421 pts
3 Piauí 366 pts
4 Tocantins 308 pts
5 Pernambuco 262 pts

Campeões por estado

  • 2022 – Bahia
  • 2021 – Pará
  • 2020 – Não teve (Pandemia)
  • 2019 – Tocantins
  • 2018 – Tocantins
  • 2017 – Pará
  • 2016 – Pará
  • 2015 – Bahia
  • 2014 – Pará

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização