21 de julho de 2024
Shimano Fest 2019
Shimano Fest 2019 - Foto: Divulgação

São Paulo será a capital nacional da bicicleta em agosto

Organização do Shimano Fest espera receber mais de 50 mil pessoas no Memorial América Latina, entre os dias 18 e 21

São Paulo tem uma frota de bicicletas que ultrapassa a casa do 1,6 milhão. É a cidade com maior malha cicloviária do país, com 699,2 km, número que pode chegar a mil quilômetros até 2024. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), somente no primeiro trimestre deste ano, o fluxo de ciclistas cresceu 22,8% nas três das principais vias da cidade. A Ciclovia Novo Rio Pinheiros, por exemplo, recebeu 230 mil acessos, o equivalente a 60% do total observado em todo o ano passado.

Shimano Fest
Área de Exposição das marcas – Foto: Rodrigo Philipps / Divulgação

Os dados comprovam a ligação da cidade de São Paulo com as bikes, que em agosto se transformará definitivamente na Capital Nacional da Bicicleta. Isso porque vai receber o maior festival do segmento na América Latina, o Shimano Fest. São esperados mais de 50 mil visitantes durante os quatro dias de evento no Memorial da América Latina, entre 18 e 21 de agosto.

Dentro da programação do festival, o Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, dia 21 de agosto (domingo), saindo do Parque do Ibirapuera, às 8h30, e chegando ao evento no Memorial da América Latina por volta das 10h, promete reunir 8 mil ciclistas.

Natureza – A edição 2022 do Shimano Fest será voltada para chamar atenção da indústria, mercado e ciclistas quanto a responsabilidade de cada um na preservação ambiental. Isso envolve redução e reutilização de resíduos, melhor utilização da energia e recursos naturais. Na programação do auditório Protect our Playground, a consultora ambiental Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, vai ministrar palestras sobre o tema, além de consultoria para empresas do setor sobre conscientização ambiental.

O Shimano Fest 2022 também vai oferecer oportunidades de desenvolvimento sociocultural para as futuras gerações. Para isso, prepara uma programação especial para o sábado, 20 de agosto, com oficinas, exposição de fotos e informações sobre reciclagem, tudo dentro da proposta de “Atividades do Seu Lixo Meu: Tenda da Educação Ambiental”.

O Shimano Fest atende a diferentes públicos. Os dois primeiros dias, quinta-feira (18) e sexta (19) são exclusivos para profissionais do mercado, enquanto sábado (20) e domingo (21) são abertos ao público, com entrada grátis. Independentemente da data, o festival da bicicleta terá atrações variadas e diferentes tipos de experiência e para todas as idades, além da Expo, tradicional feira com os principais lançamentos do mercado, que vai reunir 220 marcas.

Experimente as bikes O Test-Ride by Porto Shimano Fest 22 permite ao visitante pedalar em diferentes modelos, de diversas marcas, dentro de um percurso que terá aproximadamente 600 metros. É grátis e funcionará durante os quatro dias do evento. Na quinta e sexta não é necessário cadastro prévio. Já para o sábado e domingo, o público deve fazer inscrição antecipada para garantir o teste na bike de sua preferência.

Inclusão – O pedal inclusivo vai funcionar com dois triciclos e monitores preparados para atender pessoas com deficiência, especialmente jovens e adultos do espectro autista, em uma ação coordenada pela EquiPedal e Grupo Kodomo.

Shimano Fest
Espaço kids reúne a família – Foto: Fernando Siqueira / Shimano Fest

Espaço Kids – Entre as atrações destinadas a entreter a criançada no Shimano Fest 2022, destaque para a pista mini Pump Track (circuito com rampas, saltos e elevações que simula uma pista de BMX), Desafio Balance Bike (bicicletas sem pedal são usadas para desenvolver a noção de equilíbrio sobre o selim), Desafio Sem Corrente (Crianças, jovens e até adultos podem se divertir na pista com bikes sem corrente, usando os pés e rampas para pegar embalo e se locomover) e o Desafio dos Pais, no qual pai e mãe competem lado a lado na pista do Pump Track.

Arena Radical – Quem gosta do lado mais radical do esporte, não pode perder as demonstrações de BMX Dirt, BMX Flat e Bike Trial. Serão saltos, aéreos e manobras, com vários atletas convidados para apresentações e competições como o Desafio de Melhor Manobra.

Espaço Black  – Contará com empreendedores da bicicleta que representam minorias: Bicipr3ta – empresa de mobilidade de Salvador, que traz a bicicleta não apenas como elemento de mobilidade, mas de moda, estética e estilo de vida, criando produtos pensados para a população negra; PedalAr – empreendimento de impacto socioambiental em Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, para promover transformação social através da bicicleta com foco na geração de trabalho e renda, reduzindo desigualdade e promovendo cidadania; MGLV – estúdio criativo  que visa gerar impacto e trazer discussões de raça e gênero para o  âmbito da mobilidade urbana, moda, e produção artística.

Arena Diversidade – Espaço que, além de mais marcas expositoras, contará com um palco para debates e apresentações focadas no social, diversidade de gênero e empreendedorismo. O Shimano Fest também abre espaço para startups, pequenas empresas e microempreendedores.

Shows – A cultura também não fica de fora do Shimano Fest. O palco do festival vai receber bandas de pop rock e apresentações de Taiko (tambores tradicionais japoneses). É também local para homenagens e premiações especiais.

Short Track by PowerAde O Shimano Fest 2022 também terá competição, como a tradicional prova de MTB Short Track do Memorial, que já abriu inscrições. O sábado (20) será reservado para as categorias amadoras feminina e masculina. No domingo (20), o público poderá ver de perto os principais atletas da Elite do MTB brasileiro competindo dentro do Memorial na Barra Funda. Os bikers interessados em participar devem fazer a inscrição no site do organizador da prova, Márcio Ravelli.

Serviço

Shimano Fest 2022

  • 18 a 21 de agosto – Memorial da América Latina
  • Dias 18 e 19 – Exclusivos para profissionais do mercado. (necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta.
  • Dias 20 e 21 – Entrada gratuita e aberta ao público.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização