16 de junho de 2024
World Trail Races
Foto: Thiago Diz

3ª etapa da World Trail Races consagra os campeões do MTB

Percursos de 27 km e 52 km desafiaram os atletas de mountain bike entre as cadeia de montanhas de Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro

A prova de mountain bike fechou com chave de ouro, neste domingo, a 3ª etapa da World Trail Races. As largadas dos dois percursos – 27 km e 52 km – aconteceram na Estação Portela (Maria Fumaça), um dos pontos turísticos da Miguel Pereira, estância climática no interior do Rio de Janeiro, que recebeu a etapa inédita da maior liga de esportes de montanha do Brasil.

World Trail Races
Foto: Thiago Diz

“A etapa foi sensacional porque Miguel Pereira tem uma cadeia de montanhas que estimula muito a prática esportiva e, principalmente, o esporte de montanha. Com isso, conseguimos um resultado sensacional onde corredores e ciclistas vivenciaram um sobe e desce entre montanhas, com visual 360 graus que ligam as regiões. Foi um sucesso total, com muitos elogios pela execução, percurso, sinalização e segurança”, afirma Rodrigo Isaac, sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos, organizadora da prova.

Segundo Issac, os dois percursos de mountain bike levaram os participantes à distâncias desafiadoras entre as montanhas da região, que oferecem paisagens de tirar o fôlego. “Além de todo o trabalho de competição, fizemos parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e, com isso, o evento pontua também para o ranking estadual. A ideia é cada vez mais fazer um evento único para ciclistas e corredores, onde possam vivenciar individualmente a competição, como também trazer toda a família”, explica.

A Arena WTR montada na imediações do Lago Javary atraiu também o público da região e recebeu centenas de pessoas nestes dois dias de evento. Entre as atrações os atletas desfrutaram do recovery gratuito, após as provas, com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia. Havia também o Espaço OMRON com avaliação com balança de bio impedância. Entre as atrações: food park, Bar Patagônia, WTR Store, com venda de produtos oficiais da Liga, shows ao vivo com banda local, cama elástica para as crianças, entre outros. A intenção dos organizadores é oferecer um espaço de convivência onde toda a família e o público possam curtir o evento, paralelamente à competição.

World Trail Races
Foto: Thiago Diz

Assim como a aprovação foi total pelos mais de 600 atletas que participaram, no sábado (9), dos três percursos (7km, 16km e 30km) de Trail Run, neste domingo não foi diferente e os ciclistas não pouparam elogios para o nível técnico da prova, como também para organização do evento. O que disseram os vencedores e também quem subiu ao pódio :

Allan Mehlinsky vencedor do 27 km – “Foi um percurso muito maneiro com visual demais. O single track foi a melhor parte da pista e, como gosto das descidas, aproveitei para me divertir. Depois teve um trecho bem íngreme, até achei que iria aguentar e tentei me controlar, porque depois teria outro com inclinação e mantive uma velocidade constante para poder acelerar no final. Foi muito bom e com certeza estarei na próxima.”

Franciele Batista vencedora do 52 km (atleta do Squad WTR) – “A WTR preparou um percurso super bacana para gente, muito desafiador com várias subidas, muitas descidas alucinantes, trilhas e estou muito feliz em estar aqui e fazer parte desta etapa linda e principalmente por ter vencido a prova.”

David Leite vencedor do 52 km – “Estou muito feliz de ter conquistado o primeiro lugar no percurso inédito aqui em Miguel Pereira. Teve estradão, um single track bacana e parabéns à organização porque o evento foi top. Estava faltando aqui para o ciclismo na nossa região ter um evento assim, deste nível e calibre, e espero que seja o primeiro de muitos.”

Fernanda Claro Costa 2º lugar no 52 km – “Sou moradora de Miguel Pereira e é a primeira vez que participo de uma etapa da WTR, ainda mais no quintal de casa. Foi um percurso top, maneiro e que domino e foi demais.”

Resultados da  3ª etapa

MTB 27 km (Feminino)

  1. Priscila Clara da Costa
  2. Maria Julia Dreher Barbosa
  3. Larissa Vargas Pereira
  4. Kenia Yuleni Palma de Rivas
  5. Caroline Ramalho

MTB 27 km (Masculino)

  1. Allan Mehlinsky
  2. Francisco de Assis Monnerat Goncalves
  3. Igor Pires dos Santos
  4. Raphael Victor Alves
  5. Carlos Alberto Dias de Souza

MTB 52 km (Feminino)

  1. Franciele Batista
  2. Fernanda Clara da Costa
  3. Roberta Amorim
  4. Sabrina de Andrade Paiva
  5. Alessandra De Souza Macedo Pires

MTB 52 km (Masculino)

  1. David Leite
  2. Vitor Viana Lopes
  3. Gabriel Gulmaraes dos Santos
  4. Gabriel Brum Marinho
  5. Tiago Farinelle

Próximas etapas

  • 4ª etapa: 17 e 18/9 –WTR CamelBak Le Canton (Teresópolis/RJ)
  • 5ª etapa: 15 e 16/10 – WTR On Campos do Jordão – (Campos do Jordão/SP)
  • 6ª etapa: 26 e 27/11 – WTR Serra do Mar (Petrópolis/RJ)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização