16 de julho de 2024
CIMTB
Disputa da e-bike na atual temporada - Foto: Jonathas Abrantes

Escola Park Tool será responsável pela aferição das e-bikes na CIMTB

Copa Internacional de MTB contará com parceria com a Escola Park Tool para realizar a inspeção das e-bikes que participarão da etapa de Araxá (MG)

Categoria presente na Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) de forma pioneira no Brasil, a e-Bike contará mais uma vez com um parceiro importante para garantir que a prova seja definida pelas habilidades técnicas e aptidões físicas dos pilotos. A Escola Park Tool será responsável pela aferição das mountain bikes elétricas, em todas as três disputas da competição, e-MTB Pro Masculina e Feminina e e-MTB Máster. A largada dessa categoria será no sábado (25), às 8h30. O evento, que chega a sua 19ª edição em Araxá, acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho e está com as inscrições abertas.

As e-bikes trabalham através do pedal assistido, ou seja, à medida que o atleta pedala, o motor elétrico é acionado. Os motores poder ter no máximo 250 watts e a assistência ao motor não pode ultrapassar 25 km/h. O teste será feito antes da largada de sábado. Os atletas devem levar as bicicletas entre 7h30 e 8h no bolsão de largada com carga total da bateria para conferência no software do motor e teste físico onde um integrante da organização anda com a bike e confere se o corte da velocidade de acionamento do motor está em 25 km/h. Após a aferição, as bikes ficarão guardadas com a organização e estarão disponíveis para retirada 15 minutos antes da largada.

“Faremos a análise de cada uma das bicicletas para saber em qual velocidade o motor delas está cortando o seu funcionamento e estaremos checando também se existe alguma alteração na bicicleta em relação a parte de configuração dela. Depois, também haverá uma avaliação por parte da organização, para garantir que não tenha nenhum tipo de vantagem, ou seja, algum doping mecânico ou elétrico na bicicleta”, explica Henrique Zompero, fundador e diretor de ensino da Escola Park Tool.

“Para nós da Escola Park Tool é muito bom estarmos mais um ano na CIMTB, cuidando da análise da modalidade e-bike. Este é o terceiro ano consecutivo que fazemos esse suporte no evento, o que agrega e mostra a credibilidade e confiança que o mercado tem nos nossos profissionais, os instrutores que estarão presente em Araxá durante o evento realizando esse serviço. Não há melhor retorno do que essa visibilidade toda, algo realmente bom e produtivo para nós”, complementa Zompero.

Logo após o término da prova, as bikes elétricas deverão fazer o teste outra vez. “Assim que damos a bandeirada, as bikes campeãs ou qualquer outra bicicleta que a organização julgue necessário passam pelo teste novamente. Neste teste será feita a análise do comportamento do motor durante a disputa e nos gráficos é possível ver se o limite de 25 km/h do motor foi ultrapassado e se outras variáveis de potência proibidas foram executadas. É praticamente impossível um doping mecânico, porque trabalhamos com alguns dos especialistas mais experientes do mercado”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.

Programação da e-Bike em Araxá

Sexta-feira - 24 de Junho

  • 9h30 às 18h – Confirmação das inscrições e credenciamento de apoio atletas/equipes
  • 10h00 às 16h – Treino livre XCO e XCC[/toggle]

Sábado - 25 de Junho

  • 7h30 às 8h – Entrega das bikes elétricas no bolsão de largada para teste pré-largada
  • 8h30 – XCO e-MTB (elétricas) – Masculinas Pro e Master + Feminina Pro
  • 10h30 – Premiação das três categorias da e-MTB
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização