19 de julho de 2024
Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos
Foto: Luiz Felipe Rahn

Márcio May completa a etapa rainha do Desafio Tour de Santa Catarina

Ciclista encara a pedalada solo mais difícil da carreira, com 215,5km e quase 5 mil metros de subida entre Chapecó e Joaçaba

O quarto dia pode ser considerado a Etapa Rainha do Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos. Nesta segunda-feira (16 de maio), May fez a pedalada solo mais difícil de sua carreira. Foram 215,5km entre Chapecó e Joaçaba, percurso com quase 5 mil metros de subida em 8h16min de pedalada.

Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos
Foto: Leonardo Fruet

“Esta foi a etapa mais dura, com praticamente 5 mil metros de desnível e subidas muito longas e íngremes, praticamente sem descanso. A média horária foi de 26,1km/h. Eu acredito que se fosse numa corrida com o pelotão, a média horária não seria muito mais que 30km/h. Eu já corri provas na Colômbia com altimetria semelhante, mas esta foi a etapa mais dura que já fiz solo. Se fosse o Giro D’Italia ou o Tour de France, hoje teria sido a etapa rainha com certeza”, afirma Márcio May, que já percorreu 871,7 km no Desafio. Confira a pedalada completa de May no Strava.

Etapa do Tour de SC – As dificuldades foram muitas durante a etapa. Além da grande quilometragem e das longas subidas, o percurso também tinha descidas longas e sinuosas que exigiram muita cautela.

“Mesmo na descida a pedalada não rendia muito, pois era necessário muito cuidado com os defeitos no asfalto e com o vento lateral em alguns trechos”, contou May.

O trecho percorrido por May passou pelas rodovias SC-283, BR-153, SC-390 e BR-282. Vale lembrar que em 1994 o Tour de Santa Catarina realizou uma etapa entre Chapecó e Piratuba. Na ocasião, Márcio May foi o terceiro colocado ao chegar escapado com Jamil Suaiden e José Aparecido (Zezinho), que venceu a etapa.

“A etapa de hoje foi ainda mais longa que a de 1994, pois a corrida terminava em Piratuba e hoje eu segui adiante até Joaçaba”, destaca.

Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos
Foto: Luiz Felipe Rahn

Companhia do fãs – Muitos ciclistas compareceram para prestigiar o Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos. Na saída de Chapecó, a dupla de amigos Felipe Gavazzoni e Cristiano Mazzutti (Equipe ACC) não se intimidou com a temperatura de 9°C e acompanhou May até pouco antes de Concórdia.

Na passagem pela localidade de Capinzal, o fã Luciano Klintrentin se juntou a May e pedalou 20km visivelmente emocionado. “Ele é um grande campeão, um ciclista completo. Hoje realizei o meu sonho”, contou o ciclista que também completou 50 anos de idade.

Nos últimos 35km foi a vez de Vitorino e seu filho Jonas Prando acompanharem May até o final da jornada no Hotel Joaçaba. “Eu e Márcio somos parceiros desde quando ele começou a correr. Sempre acompanhei a carreira dele”, disse Vitorino.

Desafio Tour de Santa Catarina – Márcio May 50 Anos
Foto: Leonardo Fruet

Rio do Sul – No quinto dia de pedalada, May terá pela frente outra longa jornada, com destino a Rio do Sul, cidade em que venceu uma etapa de contrarrelógio individual em um dos últimos anos de sua carreira como profissional.

No caminho para Rio do Sul, May vai descer a Serra da Santa, local em que costumava treinar no começo de sua carreira, ainda na adolescência.

“A etapa é dura no início, pois começa subindo. Mais para o fim, depois do KM 140, é mais de boa”, explica.

A saída será às 7 horas do Hotel Joaçaba, no trevo da BR-282, no trevo da entrada da cidade. A hora estimada da chegada em Rio do Sul é entre 14h e 15h.

A pedalada pode ser conferida em tempo real por um link do Garmin Connect que será divulgado nas redes sociais.

Camisa amarela – Para o desafio, May criou um uniforme que homenageia o Tour de Santa Catarina com uma camisa amarela, cor da jersey usada pelo líder da classificação geral da mais famosa corrida por etapas do Brasil e tantas vezes usadas por May em suas inúmeras participações na prova.

A camisa, produzida pela Márcio May Sports, pode ser adquirida diretamente no site do ciclista e parte da renda será revertida para a aquisição de uma bicicleta para o triatleta catarinense Júlio Martins, de 21 anos, natural da cidade de Palhoça.

Etapas

# Trecho Data prevista
1 Brusque a São Bento do Sul 13 de maio
2 São Bento do Sul a Porto União 14 de maio
3 Porto União a Chapecó 15 de maio
4 Chapecó a Joaçaba 16 de maio
5 Joaçaba a Rio do Sul 17 de maio
6 Rio do Sul a São Martinho 18 de maio
7 São Martinho a Criciúma 19 de maio
8 Criciúma a Urubici 20 de maio
9 Urubici a Florianópolis 21 de maio
10 Florianópolis a Brusque 22 de maio
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização