20 de junho de 2024
Henrique Avancini
Henrique Avancini - Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Lendas do Mountain Bike disputam a etapa brasileira da Copa do Mundo

Após 17 anos, competição retorna ao território brasileiro, onde o público poderá acompanhar todas as emoções ao vivo pela Red Bull TV

Com a temporada mais longa da história, a Copa do Mundo de Mountain Bike XCO está pronta para dar a largada. Após 17 anos, o Brasil volta a sediar uma etapa da competição. E será justamente na abertura do calendário. De 8 a 10 de abril, Petrópolis (RJ) receberá campeões olímpicos, lendas da modalidades e jovens de destaque em busca do título. O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções ao vivo, por meio da transmissão, em português, da Red Bull TV.

Para aquecer os pedais a menos de um mês da largada, a plataforma de streaming, que há uma década transmite a competição, listou alguns ciclistas que podem pintar no Brasil para o evento. Confira, abaixo, essa seleção de craques:

Henrique Avancini (Brasil)

Henrique Avancini
Henrique Avancini – Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

Maior ciclista brasileiro da história, Henrique Avancini vai competir no ‘quintal de casa’. Fluminense, ele foi um dos grandes atores para trazer uma etapa da Copa do Mundo de MTB ao país. Dono dos principais recordes do Brasil na modalidade, o atleta da Cannondale Factory Racing Team não esconde a empolgação.

“A volta pro Brasil e pra América Latina é um marco. Porque é difícil sair do eixo tradicional, onde o mountain bike acontece, e também porque a Copa do Mundo é um evento globalmente gigantesco. Aos poucos, a comunidade internacional começou a perceber que alguma coisa significativa estava acontecendo no Brasil, a ponto da UCI (União Ciclística Internacional) ter interesse em ir pra essa nova fronteira”, disse, ao site da Red Bull.

Em 2020, na República Tcheca, ele protagonizou um dos momentos mais emblemáticos para o Brasil: em Nové Mesto, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o XCO e, de quebra, com a dobradinha, ao faturar também o short track.

Mathias Fluckiger (Suíça)

Mathias Flueckiger
Mathias Flueckiger – Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Líder do ranking mundial, o suíço Mathias Fluckiger é também o atual campeão da Copa do Mundo de MTB XCO. Na última temporada, só ficou fora do pódio em uma oportunidade. Em Les Gets (França), por exemplo, levou a medalha de ouro na última prova antes de ir para Tóquio encarar o maior evento multiesportivo do mundo. No Japão, ficou com o vice.

Loana Lecomte (França)

Loana Lecomte
Loana Lecomte – Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Aos 22 anos, a jovem francesa encanta o mundo do ciclismo com a sua performance. Na última temporada da Copa do Mundo de MTB XCO, ela venceu as quatro primeiras corridas, deixando para trás nomes como Evie Richard (Grã-Bretanha) e Pauline Ferrand-Prévot (França).

Pauline Ferrand-Prévot (França)

Pauline Ferrand Prevot
Pauline Ferrand Prevot – Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Única ciclista do mundo a conquistar três títulos mundiais em três categorias diferentes, a francesa Pauline Ferrand-Prévot é uma lenda do ciclismo. Na modalidade cross-country olímpico (XCO), então, ela dá um show. Em 2020, por exemplo, na segunda etapa, em Nové Mesto, venceu a jovem Loana Lecomte.

Nino Schurter (Suíça)

Nino Schurter
Nino Schurter – Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Nove vezes campeão mundial e sete vezes da Copa do Mundo de MTB XCO. Lenda da modalidade, o suíço Nino Schurter elevou o patamar do esporte. E a prova no Brasil tem um gostinho ainda mais especial, pois, em 2016, ele faturou a medalha de ouro no maior evento multiesportivo do mundo justamente no Rio de Janeiro.

Aliás, desde a vitória em Les Gets, em julho de 2019, ele não sobe ao lugar mais alto do pódio na Copa do Mundo.

Onde assistir – Assista à programação da Red Bull TV ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony Bravia, aparelhos Blu-Ray, PlayStation 4 (PS4), PlayStation 3 (PS3) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização