23 de abril de 2024
Gazprom-RusVelo
A equipe russa Gazprom-RusVelo é uma das afetadas pela medida - Foto: Divulgação / Gazprom-RusVelo

UCI proíbe a participação de equipes russas em seu calendário de provas

Proibição não atinge atletas russos que estejam atualmente competindo por equipes estrangeiras

Um dia após o Comitê Olímpíco Internacional (COI) recomendar o veto a participação de equipes russas e belarussas de competições internacionais, a União Ciclística Internacional (UCI) anunciou nesta terça-feira a suspensão de todas as equipes de ciclismo da Rússia das provas chanceladas pela entidade, como medida de protesto pela invasão da Ucrânia.

De acordo com declaração à imprensa realizada nesta terça-feira (01/03), a UCI garante que se mantém como uma “organização politicamente neutra” e lamenta que estas decisões possam causar impacto nos atletas russos e bielorrussos, mas afirma que “é necessário ser firme na defesa dos valores olímpicos”.

Desta forma, a UCI proíbe desde já a participação de equipes de ciclismo russas e belarussas nas competições regulamentadas pela organização. A proibição não atinge atletas destas nacionalidades que estejam atualmente competindo por equipes estrangeiras, mas a entidade máxima do ciclismo mundial deixa claro que “a exibição de marcas, nomes, acrônimos, bandeiras e flâmulas relacionadas à Rússia e Belarus em todos os eventos do calendário internacional de ciclismo está terminantemente proibida”.

A decisão atinge em cheio times como a Gazprom-RusVelo, equipe de ciclismo de estrada e pista fundada em 2011, que perde o status UCI ProTeam com a medida punitiva. Outras equipes afetadas com a medida são as continentais Vozrozhdenie (Rússia), CCN Factory Racing e Minsk Cycling Club (Belaruss), a Minsk Cycling Club e a equipe de pista Marathon – Tula.

Além da suspensão das equipes, as provas do calendário da UCI previstas para serem realizadas na Rússia também foram canceladas, com as Nacionais de Ciclismo dos dois países.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização