17 de junho de 2024
Lucas Borba
Lucas Borba durante a edição 2019 da Red Bull Valparaiso Cerro Abajo - Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

17ª Red Bull Valparaíso Cerro Abajo desafia competidores de diversos continentes

Telhado de casas e ônibus tornam-se obstáculos no retorno da principal prova de Downhill urbano do mundo

Escadarias íngremes, telhados de casas e ônibus estacionados. Tudo isso se transforma em obstáculo no retorno da disputa do principal torneio de Downhill Urbano (DHU) da América do Sul, o Red Bull Valparaíso Cerro Abajo. Neste domingo (27/02) no Chile, competidores de diversas nações encaram em alta velocidade as ladeiras da cidade mais colorida do país, de olho no título da competição.

Red Bull Valparaiso Cerro Abajo
Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

Em 2022, a 17ª edição promete ser ainda mais especial e disputada. De volta após três anos, o evento traz um embate de gigantes: o ‘Rei do Porto’ Pedro Ferreira e a lenda da modalidade, o tcheco Tomas Slavik. O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções ao vivo, em transmissão exclusiva pelo app da Red Bull TV neste domingo (27), a partir das 15h30 (horário de Brasília).

Angel Suarez
Angel Suarez – Foto: Gustavo Cherro / Red Bull Content Pool

Atual campeão do evento e competindo em casa, Pedro Ferreira pode se tornar o segundo chileno a ganhar duas vezes a prova, a mais tradicional da América Sul, que já revelou grandes nomes do ciclismo e é imprevisível até a última curva. “Ter ganhado em 2019 foi uma sensação incrível para mim. É algo que busquei a minha vida toda e, desde então, não mais parei de treinar. Eu participei de várias corridas este ano e creio que essa é a chave para obter um bom resultado (no final de semana)”, afirma o atleta.

Tomas Slavik – Foto: Alfred Jürgen Westermeyer / Red Bull Content Pool

Já Slavik, que sofreu uma forte queda em 2019, ainda nutre as cicatrizes do período e, por isso, abdicou de torneios e focou apenas em treinamentos visando ao Red Bull Valparaíso Cerro Abajo. “O evento significa muito para mim e, neste ano, é o meu principal objetivo. Todos os meus esforços estão postos nele. Eu não participei de outras corridas, pois não queria distrações. Espero terminar a prova com um bom resultado”, afirma Tomas, que possui dois títulos do campeonato.

Red Bull Valparaiso Cerro Abajo
Foto: Fabio Piva / Red Bull Content Pool

Tricampeão da Copa América, Gabriel Giovannini representará o Brasil na competição, assim como Leonardo Becher e Lucas Borba, ambos que já foram campeões Pan-Americano Jr de Downhill. Outros postulantes ao lugar mais alto do pódio são os chilenos Felipe Agurto e Matías Núñez, vice-campeões em 2019 e 2018, respectivamente, e Pedro Burns.

Em 2022, o evento apresentará algumas mudanças no circuito, como a largada, que acontecerá no início da escadaria de Bocaccio, local que justamente Slavik se acidentou em 2019. Já atrações clássicas, como a passagem por Faro Azúl e Plaza Bismarck, estão mantidas.

Rodrigo Farias
Foto: Alfred Jürgen Westermeyer / Red Bull Content Pool

Transmissão – Estreante no mais longo downhill urbano do mundo, o Red Bull Monserrate Cerro Abajo, Camilla Garcia também conduzirá a narração no mais importante evento da categoria, o Red Bull Valparaíso Cerro Abajo. Ao seu lado, estará Eduardo Arruda, especialista da modalidade no país. Confira, abaixo, as principais informações sobre a transmissão:

  • Data/horário: 27 de fevereiro, a partir das 15h30 (horário de Brasília)
  • Transmissão: Pela Red Bull TV, pelo aplicativo da Red Bull TV, disponível aos sistemas Android e iOS; por smartvs ou por dispositivos de streaming, como a Roku.
  • Narradora: Camilla ‘Milla’ Garcia
  • Comentarista: Eduardo Arruda

Lista de competidores

Competidor País
Adrien Lorón França
Alberto Nicolás Chile
Andreas Kukulis Chile
Bernard Kerr Grã-Bretanha
Camilo Sanchez Colômbia
Claudio Salazar Chile
Felipe Agurto Chile
Felipe Benavides Chile
Felipe Rodríguez Colômbia
Gabriel Giovannini Brasil
Gerónimo Burns Chile
Gonzalo Gajdosech Argentina
Ian Rojas Chile
Jerónimo Paez Argentina
Jhonny Betancurth Colômbia
Johannes Fischbach Alemanha
Juan Fernando Velez Colômbia
Leonardo Becher Brasil
Lucas Borba Brasil
Mario Jarrín Equador
Matías Nuñez Chile
Milciades Jaque Chile
Nicolás Rodríguez Chile
Oscar Harnstrom Suécia
Pablo Aguilar Costa Rica
Pedro Burns Chile
Pedro Ferreira Chile
Remy Metailler França
Sebastián Alfaro Peru
Tomas Slavik República Tcheca
Wynyard Masters Nova Zelândia

 Onde assistir – A prova poderá ser acompanhada atrvés de Red Bull TV pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony Bravia, aparelhos Blu-Ray, PlayStation 4, PlayStation 3 e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização