13 de julho de 2024
Rocky Mountain Games
Mountain bike, uma das modalidades - Foto: Ricardo Leizer / Rocky Mountain Games

Atividades na natureza são vitais para a saúde física e mental nos tempos atuais

Eventos como o Rocky Mountain Games são uma oportunidade para atletas, amigos e familiares se reunirem com segurança na retomada das competições

O isolamento necessário nos últimos dois anos mexeu com a saúde física e mental de todos. Uma pesquisa do programa Cidades Globais, da Universidade de São Paulo (USP), divulgada em 2020, aponta que cerca de 86% dos participantes sentiram falta de estar em áreas verdes, de lazer e de vivência. Como cita o escritor norte-americano Richard Louv, as pessoas sofrem com um “déficit de natureza”.

Rocky Mountain Games
Canicross foi sucesso na primeira edição – Foto: Divulgação

Além disso, estudos científicos já comprovaram que atividades físicas ao ar livre, especialmente aquelas em contato com a natureza, libera os chamados hormônios do bem-estar, capazes de aliviar o estresse e diminuir a ansiedade.

Eventos como o circuito Rocky Mountain Games são uma opção saudável e divertida para esse reencontro com a natureza e para manter o corpo em movimento. Trata-se de um dos maiores festivais de esportes outdoor, com programação pensada para agradar atletas de todos os níveis, seus amigos e familiares e os espectadores. Para isso, além das modalidades, conta com atrações culturais e uma agenda também para crianças. A competição contará com três etapas em 2022, a primeira delas será dias 2 e 3 de abril, na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo.

Inscrições e modalidades – Mountain Bike, Trail Run – Desafio das Serras, Corrida Uphill, e-Mountain Bike, Mountain Bike Downhill, Hike & Fly (combinação trekking até o alto da montanha com parapente), Gravel (modalidade de ciclismo que mistura asfalto e terra) e Canicross (corrida com cachorro) são as modalidades que integram o Rocky Mountain Games.

As inscrições podem ser feitas por modalidade ou para o desafio pelo título de Rei e Rainha do Rocky Mountain Games, competindo em mais de uma prova (Desafio das Serras Trail Run: 21 km, Mountain Bike: 40 km e Corrida Uphill), individualmente ou em trio. Para garantir presença na etapa de Pedra Grande, basta acessar o site oficial da prova.

Rocky Mountain Games
Kit dos atletas

Além do esporte – Entre as atividades paralelas à programação competitiva, a arena do Rocky Mountain Games terá arremesso de machado, slackline, atividades outdoor para crianças, shows ao vivo e filmes ao ar livre com a temática esportes ao ar livre e natureza. Toda a estrutura é montada para garantir conforto e segurança tanto aos praticantes das diversas modalidades como para os visitantes interessados em acompanhar a competição e participar dos eventos extras e se envolver no clima de celebração da vida ao ar livre e da cultura de montanha.

As duas etapas seguintes do Rocky Mountain Games também serão no interior paulista, em Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro; e Juquitiba, dia 26 de novembro. Outra novidade em 2022 é a parceria com o Desafio das Serras, circuito já consagrado de corrida de montanha, que neste ano assume a chancela e a direção das provas de trail run.

Histórico – A primeira edição do Rocky Mountain Games ocorreu em 2019, em Campos do Jordão, e contou com cerca de 400 atletas. Entre 2020 e 2021 novas edições chegaram a ser lançadas, mas precisaram ser canceladas por conta da pandemia. Agora, em 2022, o maior festival de esportes de montanha do Brasil retorna ampliado, passando de uma para três etapas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização