19 de julho de 2024
Giuliana Morgen
Giuliana Morgen - Foto: Circuito Grangiro / Divulgação

Giugiu Morgen e Guilherme Couto vencem etapa de estrada do Circuito Grangiro

Prova de ciclismo estrada foi realizada em em Serra das Hortênsias (RJ), seguindo todos os protocolos sanitários vigentes

O tempo chuvoso não atrapalhou os atletas que competiram na etapa de ciclismo de estrada deste domingo, dia 29, do Circuito Grangiro. A prova, que aconteceu na Serra das Hortênsias, Rio de Janeiro, reuniu ciclistas que encararam duras subidas e apostaram na velocidade.

Circuito Grangiro
Pódio Feminino – Foto: Circuito Grangiro / Divulgação

Um dos destaques desta etapa foi a pista 100% fechada para os atletas, medida que chamou a atenção dos vencedores. A petropolitana Giuliana Morgen, de 18 anos, conquistou o primeiro lugar entre as mulheres e também foi a Rainha da Montanha, vencendo o desafio de segmento do Strava. Ela é bicampeã Grangiro, já que na etapa de MTB, realizada em março deste ano, em Búzios, a ciclista também ficou em primeiro lugar. “Essa é a minha segunda prova de speed e achei o percurso muito bom. Além disso, me diverti bastante durante o trajeto e também com a chuva. Acho que se não tivesse chovido teria sido um pouco menos legal”, brinca a atleta.

Completando o pódio feminino, Tota Magalhães ficou em segundo lugar e Bianca Beazim em terceiro lugar.

Guilherme Couto
Guilherme Couto – Foto: Circuito Grangiro / Divulgação

Já entre os homens, o mineiro Guilherme Couto Ribeiro, de 27 anos, foi o campeão masculino e elogiou o percurso. “Foi tudo muito organizado e o trajeto é muito bonito. No final tive que acelerar mais para conseguir me destacar do pelotão e decidir a prova, deu certo”, comemora.

O segundo colocado, Halysson Henrique Ferreira, reforçou a importância de uma etapa como esta para a modalidade. “O mais difícil foram as duas serras. Quase não vemos provas desse tipo aqui no Brasil, então quando tem é muito importante prestigiar. Uma etapa como esse nível de dificuldade representa muito bem o ciclismo, que é um esporte duro, e os atletas que treinam pesado nesse tipo de terreno”, explica. E para Luciano Valieri, quarto colocado, a sinalização e o percurso vão ficar na memória. “O cenário é fantástico, e a pista totalmente fechada apenas para os ciclistas foi excelente. O nível dos competidores estava muito alto, todos atacaram logo no início e foi um trajeto intenso do começo até o fim”, afirma.

Circuito Grangiro
Pódio Masculino – Foto: Circuito Grangiro / Divulgação

Além da prova, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento plantou 500 mudas de árvores em Teresópolis, com o apoio da Prima, contribuindo para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil.

Além da preocupação com o meio ambiente, o Circuito também promove ações sociais em todas as suas etapas, fortalecendo projetos sem fins lucrativos que transformam através do esporte. Nessa etapa Hortênsias, adolescentes e jovens da ONG Pedala Queimados realizaram uma oficina gratuita de mecânica básica de bicicleta promovida em parceria com a marca SRAM. Na etapa Grangiro MTB Búzios, jovens e adultos da região ampliaram sua perspectiva de geração de renda com uma oficina da ONG Transporte Ativo, ganhando a visão de empreender no segmento do ciclismo.

Classificação final

Feminino

  1. Giuliana Morgen
  2. Tota Magalhães
  3. Bianca Beazim
  4. Paula Almeida Leal
  5. Maria Isabel Gouvea

Masculino

  1. Guilherme Couto
  2. Halysson Ferreira
  3. André Gohr
  4. Marcelo Valieri
  5. Marcos Lobo
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização