19 de julho de 2024
Ciclismo BMX
Ciclismo BMX - Foto: Divulgação

Seleções Brasileiras de BMX Racing e MTB realizam treinamento em Portugal

Objetivo é preparar os atletas para as etapas das Copas do Mundo de BMX Racing e Mountain Bike, que serão realizadas em maio, na Europa

As Seleções Brasileiras de BMX Racing e Mountain Bike desembarcaram esta semana, em Anadia, Portugal, onde cumprem quarentena e realizam o período final de treinamento antes das etapas da Copa do mundo que irão definir as cotas olímpicas para as duas disciplinas.

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) vem trabalhando em busca de alternativas visando dar condições adequadas de treinamento para os atletas que estão disputando uma vaga olímpica. No ano passado, em setembro, a Seleção Brasileira de BMX Racing ficou durante um mês também em Portugal, onde os atletas passaram por avaliações e treinaram na Pista de Supercross do Centro de Alto Rendimento da UCI.

De volta a Europa, o grupo reúne os atletas Renato Rezende, Paola Reis e Priscilla Stevaux do BMX Racing, e Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Müller e Raiza Goulão do Mountain Bike. Henrique Avancini, Jaqueline Mourão e Anderson Ezequiel, que também disputam vaga olímpica, seguem planejamentos individuais de treinamento e estarão integrando a Seleção apenas nas próximas competições.

Os ciclistas concentrados em Portugal estarão cumprindo quarentena, conforme determinado pelo país, e estão acompanhados da equipe técnica da confederação que, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), está oferendo toda estrutura possível para a fase decisiva de preparação. Durante a concentração, os atletas também farão os últimos ajustes antes das competições que estarão definindo os representantes do Brasil nas olímpiadas.

“Esse período de treinos será muito importante para o grupo. A seleção de BMX já conhece a estrutura e agora também estamos reunindo os atletas do MTB. O objetivo é que todos estejam em condições ideais de treinamento e trabalhando na mesma sintonia em busca da classificação olímpica”, declarou Fernando Fermino, Gestor do Alto Rendimento na CBC.

Na Europa, a equipe brasileira conta também com a presença de Fernando Fermino (Gestor do Dep. Alto Rendimento) e Daniela Nogueira (Fisioterapeuta), além da supervisão do Dr. Fernando Solera, médico da CBC, e da equipe multidisciplinar do COB.

Calendário da Seleção

BMX Racing

  • 08-09/05 – Etapa 1 e 2 da Copa do Mundo – Verona (Itália)
  • 29-30/05 – Etapa 3 e 4 da Copa do Mundo – Bogotá (Colômbia)

Mountain Bike

  • 08-09/05 – 1ª etapa da Copa do Mundo – Albstadt (Alemanha)
  • 15-16/05 – 2ª etapa da Copa do Mundo – Nove Mesto (República Tcheca)

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização