21 de fevereiro de 2024
Magura MCi

Bicicleta conceitual sem cabos da Magura começa a se tornar realidade

Tecnologia Magura MCi que oculta os cabos de freio no interior do quadro e do guidão já encontra-se pronto para ser utilizado em bicicletas de série

Um novo padrão em estética e design de bicicletas. Esta é a definição do Magura Cockpit Integration (MCi), uma tecnologia desenvolvida pelo fabricante de freios alemão Magura, que resulta em uma bike de visual limpo, sem cabos ou mangueiras hidráulicas aparentes.

Apresentada em junho do ano passado, a nova tecnologia deixa de ser mero conceito para começar a equipar bicicletas de série já no próximo ano.

Cabeamento oculto – A tecnologia MCi faz uso do roteamento interno das mangueiras de freio pelo interior da bicicleta, não apenas pelo seu quadro, mas também pelo guidão, mesa e caixa de direção da mesma.

Magura MCi
Tecnologia Magura MCi: Roteamento integrado

Para isto, a Magura desenvolveu um novo tipo de freio, cujo cilindro mestre fica alojado dentro do guidão, próximo à região da manete.

Magura MCi
Componentes utilizados na tecnologia Magura MCi

Conectada ao cilindro mestre, a mangueira que conduz o fluido hidráulico de acionamento também passa por dentro do guidão rumo à mesa e por dentro da caixa de direção, que a direciona pelo interior do quadro até os calipers (pinças).

Para facilitar a manutenção, a Magura desenvolveu um sistema de engate de mangueiras denominado Easy Link, que possibilita desacoplar as mangueiras sem perda de óleo.

Magura MCi
Sistema de engate de mangueiras Magura Easy Link

Devido às suas características de projeto, os novos freios com a tecnologia MCi necessitam de modelos específicos de guidão, mesa e caixa de direção, que já encontram-se em desenvolvimento por alguns fabricantes de componentes para bikes.

Magura MCi
A tecnologia Magura MCi exige a utilização de um guidão especial

Visual limpo e sem interferências – Quando utilizado em conjunto com outras tecnologias, como grupos de transmissão, suspensões e canotes telescópicos de acionamento wireless, o sistema Magura MCi contribui para a criação de bicicletas de visual totalmente clean, sem nenhum tipo de cabo ou mangueira aparente, tendência que poderá vir a tornar-se padrão em desenvolvimento e construção de bikes nos próximos anos.

Magura MCi
Magura MCi

Tal característica resultou na premiação em dois dos mais importantes prêmios de design e inovação do mundo, o DI Award e o iF Awards.

Disponibilidade – Em um primeiro momento a tecnologia MCi deverá equipar apenas bikes de série, estratégia utilizada para evitar problemas de incompatibilidade entre componentes de diversas marcas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização