28 de abril de 2024
Algoo
Foto: André Ramos / MTB Brasília

Higienizador da Algoo elimina bactérias e fungos em acessórios esportivos

Produto nacional é eficaz na desinfecção e higienização de capacetes, luvas, sapatilhas e manoplas de bicicletas, entre outros, evitando o mau odor nos acessórios e eliminando micro organismos

Por estarem sempre em contato direto com a pele, acessórios como capacetes, luvas e calçados exigem uma atenção redobrada no tocante à presença de micro organismos que possam afetar a saúde do ciclista. Além da lavagem frequente, o uso de um bom higienizador ajuda a prevenir doenças, além de combater o mau odor, resultado da combinação do suor com os micro organismos que podem se proliferar facilmente nos tecidos sintéticos.

Tendo isto em mente, a Algoo, empresa brasileira especializada em soluções de bike care, desenvolveu deu Higienizador Esportivo, um pequeno frasco de spray contendo uma fórmula tensoativa e biodegradável, que promove uma eliminação das bactérias e fungos que porventura estejam presentes nos acessórios esportivos e componentes de contato da bicicleta, como manoplas, manetes de freio etc.

Desenvolvido originalmente para utilização em academias esportivas, o spray da Algoo rapidamente caiu no gosto dos ciclistas que praticam seu esporte ao ar livre ou em ambiente indoor, graças a sua praticidade de uso e eficiência, ao higienizar e eliminar odores dos acessórios esportivos.

Seu ingrediente ativo é o Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio, ou simplesmente Cloreto de Benzalcônio, um poderoso desinfetante utilizado na indústria como antisséptico, bactericida* e fungicida** , que elimina micro organismos causadores de odores.  

*

*Eficaz no combate às bactérias Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis, Escherichia coli, Pseudomona aeruginosa, Trichophyton mentagrophytes, Candida albicans, Mycobacterium smegmatis, Mycobacterium bovis (BCG).

**

*Elimina o Trichophyton mentagrophytes, causador de infeções fúngicas na pele.

Este componente, diluído a 0,5% em uma solução aquosa, permite que o Higienizador Esportivo Algoo possa ser utilizado na assepsia de capacetes, luvas, sapatilhas e componentes de bicicletas sem a necessidade de enxágue com água e sem riscos para a saúde.

Algoo

Utilização – Disponibilizado em frascos com spray de 60ml, o Higienizador Esportivo Algoo é pequeno o suficiente para poder ser carregado no bolso ou na mochila. Seu aplicador vem protegido por uma tampa plásticas que impede seu contato direto com outros objetos e impede vazamentos acidentais.

Para potencializar sua eficiência, recomenda-se utilizá-lo da seguinte maneira:

  • Borrife o produto até que a área a ser higienizada fique bem umedecida e uniforme;
  • Deixe o higienizador agir por pelo menos 30 minutos, deixando-o secar totalmente. Caso necessário, remova o excesso com uma toalha de papel limpa.
  • Repita a operação após o uso do acessório ou componente.

O Teste

Para este review, utilizei como critério principal a utilização do produto como eliminador de odores decorrentes da proliferação de bactérias em superfícies sintéticas, já que me falta conhecimento técnico para julgar sua eficiência como agente antisséptico. 

Embora os tecidos sintéticos tenham uma enorme vantagem no ciclismo em relação aos de fibra natural, a composição de suas fibras favorece o crescimento de bactérias  responsáveis pelo odor do suor. Levando-se em consideração que a maior parte do vestuário do ciclista, incluindo as almofadas do capacete, as roupas, as luvas e as sapatilhas são feitas de tecido sintético, qualquer ajuda que possa minimizar o mau cheiro é bem-vinda.

Ao longo de um ano, venho utilizando o higienizador esportivo da Algoo quase que diariamente e pude comprovar sua eficácia na eliminação dos odores, principalmente nas luvas de ciclismo, acessório que sempre encontra-se suado e sujo de terra e barro, além de estar sempre em contato com as manoplas do guidão e no manuseio de objetos.

Embora não substitua a lavagem criteriosa, a utilização do higienizador da Algoo antes do uso das luvas reduziu bastante o odor, que nem sempre é totalmente eliminado com o sabão.

Nas sapatilhas, o resultado foi o mesmo, lembrando que o ideal é aplicar o produto com o calçado completamente limpo e seco, algumas horas antes de utilizá-lo, de forma potencializar o efeito desodorizador.

Já nos meus capacetes – constantemente encharcados de suor –, tanto o uso profilático (utilização após a lavagem) quanto emergencial (aplicação logo após o uso) foram altamente eficazes, embora eu pessoalmente recomende a lavagem frequente do capacete com água e sabão neutro, de forma eliminar o sal que com o tempo estraga as almofadas do acessório.

Pontos positivos

  • Fácil de usar;
  • Fácil de transportar;
  • Elimina de forma eficiente fungos e bactérias;
  • Cheiro agradável.

Pontos negativos

  • Um pouco difícil de ser encontrado em lojas físicas.

Preço e disponibilidade – Distribuído em nível nacional pela Isapa, o higienizador Esportivo da Algoo é comercializado em frascos spray de 60ml, ao preço médio de 19 reais. 

Higienizador Esportivo Algoo Power Sports

Facilidade de uso
Eficiência na eliminação de odores
Custo x Benefício

Ótimo

Produto nacional é eficaz na desinfecção e higienização de acessórios como capacetes, luvas, sapatilhas e manoplas de bicicletas

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização