29 de fevereiro de 2024
Specialized Epic HT

Specialized apresenta sua nova Epic HT 2020

A nova geração da mountain bike Specialized Epic HT oferece o quadro mais leve da categoria, com apenas 775 gramas

A Specialized anunciou hoje (06/08) o lançamento da linha 2020 de sua consagrada mountain bike Epic HT, cujo principal diferencial é o seu novo quadro com apenas 775 gramas (chassi S-Works tamanho M), o mais leve do mundo a ser produzido em escala industrial.

Specialized Epic HT

Destinado ao uso competitivo em cross-country olímpico (XCO) e provas de curta duração (Short Track – XCC), a nova bicicleta reúne características como conforto e eficiência, sem abrir mão do baixo peso, o que permite, de acordo com o fabricante,  que o ciclista pedale rápido em quaisquer condições sem comprometer o prazer sobre duas rodas.

A Epic HT oferece o chassi de carbono mais leve já produzido em série da marca e do mundo. O resultado disso é a otimização do peso em cada milímetro do quadro, após um ajuste fino na composição da fibra de carbono e resina, assim como um desenho customizado para cada tamanho de bike, economizando camadas de materiais desnecessários. 

Specialized Epic HT

Uma singularidade da Epic HT é que sua pintura no quadro da bicicleta S-Works pesa cerca de apenas 15 gramas, no entanto, o que é ainda mais impressionante é sua capacidade de ação, potencializando a  aceleração, conforto e versatilidade.

Com exceção do modelo S-Works (quadro FACT 12m), a Epic HT utiliza o quadro de carbono FACT 11m com 915 gramas – consideravelmente mais leve do que muita concorrência.

Geometria eficiente –  A Epic HT mantém uma curta distância entre eixos para manuseio ágil, mas oferece uma condução mais previsível e uma posição de pilotagem mais centralizada para maior controle. “Conseguimos tudo isso relaxando o ângulo da caixa de direção da Epic HT para 68,5 graus, reduzindo o deslocamento do garfo (para 42 mm), aumentando o alcance e utilizando mesas mais curtas (60-75 mm) em todos os tamanhos de chassis”, explicam os designers da marca californiana. 

Specialized Epic HT

Ajuste para o conforto  – “Nós aperfeiçoamos nosso método de construção do quadro com nova disposição de compostos e modelagem dos tubos para tornar a nova Epic HT mais tolerante – porque você é mais rápido quando está confortavelmente no controle”, acrescentam os engenheiros da Specialized. 

Os tubos do triângulo traseiros (seat stays) tem o diâmetro menor para aumentar a aderência vertical (conforto). Da mesma forma, o novo design de tubo arqueado oferece o mesmo grau de conformidade vertical que o tubo de menor diâmetro da Epic anterior, que permite a usar canotes telescópicos ajustáveis com diâmetro interno de 30,9 mm.

Specialized Epic HT

Mais versátil – Além de acomodar canotes telescópicos mais longos, a nova Epic Hardtail também apresenta uma área maior para passagem do pneu. Ou seja, agora é possível utilizar pneus de 2,3 ou 2,4 polegadas com muito espaço livre para passagem da lama. 

Specialized Epic HT 
Simples e confiável – Ninguém deseja uma bike que demande alta taxa de manutenção e é por isso que a Epic Hardtail é incrivelmente simples de se manter. A única peça aparafusada neste chassi é o suporte do câmbio, e descartamos o suporte inferior PressFit de um movimento central com rosca. Sem rangidos. Não há parafusos soltos para perder.

Modelos

A nova Epic HT estará disponível no Brasil em sete modelos:

  • S-Works Epic HT SRAM AXS 
  • S-Works Epic HT Ultralight 
  • S-Works  Epic HT 
  • Epic HT Pro
  • Epic HT Expert
  • Epic HT Comp
  • Epic HT
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização