29 de abril de 2024
Strava

Recurso do Strava permite monitorar a manutenção da bicicleta

Disponível na versão desktop do aplicativo, recurso “Meu Equipamento” registra o tempo de uso e a quilometragem de cada componente da bike, indicando a hora de sua revisão ou substituição

Ainda pouco utilizado por seus usuários, um recurso disponível na versão para computador do conhecido aplicativo Strava pode ser uma mão na roda para monitorar a manutenção periódica da bicicleta e de seus componentes. 

Através da página Meu Equipamento, disponível na aba Configurações, é possível cadastrar uma ou mais bicicletas , incluindo informações como marca, modelo e distância percorrida.

Strava
No campo Meu Equipamento, é possível cadastrar uma ou mais bicicletas e seus respectivos componentes

Uma vez cadastrada a bicicleta, basta adicionar manualmente seus componentes, informando a marca, modelo e data da aquisição. A quilometragem de cada componente é calculada de acordo com distância percorrida da bike, descontada a data da instalação da peça.

Strava
É possível cadastrar cada componente da bike individualmente. A quilometragem é calculada de acordo com a distância percorrida pela bicicleta no dia de sua aquisição

É possível ainda inserir observações no campo Notas, como data da última revisão e descrição do serviço, informações valiosas para componentes complexos como freios hidráulicos e amortecedores.

Strava
É possível inserir observações no campo Notas, como data da última revisão e descrição do serviço

App – Embora até o presente momento o Strava não tenha disponibilizado o recurso em seu aplicativo para smartphone, é possível utilizar um app de terceiros para a realização da tarefa. Trata-se do ProBike Garage, um software desenvolvido para a plataforma Android que possibilita, através de integração com o Strava, monitorar a vida útil de cada componente da bike, além de emitir notificações e alertas sobre o momento correto de sua manutenção.

Disponível no momento apenas em inglês, o aplicativo é, entretanto, intuitivo e fácil de operar, podendo ser uma ferramenta valiosa para ciclistas que se preocupam em manter sua companheira de pedaladas sempre em forma.

A importância da manutenção preventiva

Em nossos diversos artigos sobre mecânica, sempre ressaltamos a necessidade da manutenção periódica dos componentes da bicicleta, o que garante um funcionamento preciso e sem falhas.

Itens como pneus, cabos e correntes possuem uma vida útil, que no fim deste período devem ser necessariamente substituídos antes que comprometam a performance da bike. Além disso, amortecedores e freios hidráulicos necessitam manutenção periódica, que inclui a limpeza e a troca dos fluidos e retentores em seu interior.

Mesmo levando sua bike periodicamente a revisões periódicas, o uso de anotações sobre a data da instalação e detalhes sobre sua manutenção podem ser extremamente úteis para manter sua bicicleta sempre em excelente estado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização