28 de fevereiro de 2024
Ned Overend
Foto: Divulgação / Specialized

Lenda viva do MTB, Ned Overend visita o Brasil pela 2ª vez

Ciclista terá agenda cheia no país com o intuito de vivenciar a experiência do ciclismo tropical

Um dos maiores nomes do MTB mundial, Ned Overend terá uma agenda cheia em sua segunda visita ao Brasil, onde compartilhará suas experiências com a bicicleta em ambientes urbano, MTB e Gravel Bike.

A oportunidade de pedalar ao lado do lendário Ned Overend será no Centro de Esportes Radicais, em São Paulo (SP) na tarde de terça-feira, dia 23 de abril. Com uma área de mais de 38 mil metros quadrados o parque tem três pistas de pump track, locais destinados para prática multi esportiva (bike, skate, patins e patinete) com diferentes níveis técnicos para estimular o desenvolvimento esportivo. Ned Overend estará acompanhado pelos freeriders Caio Suzarte e Eduardo Arruda.

Ned Overend
Foto: Divulgação / Specialized

Mais tarde, ‘The Captain’ estará na loja Pedal Power para um evento dedicado à imprensa e convidados. Daniel Aliperti, fundador e proprietário da Pedal Power comenta à visita ilustre:

“Ele viu a evolução do MTB desde ‘full-rigid à full suspension’, desde o aço Cr-Mo (cromo molibidênio) à fibra de carbono de última geração, além da evolução dos circuitos de XC, o surgimento e crescimento das maratonas, o Trail, o XTerra, o Fatbiking e o Gravel… Enfim, o cara sabe e fez tudo no universo da bike.”

Já no dia seguinte, o atleta veterano seguirá para o Zoom Bike Park em Campos do Jordão (SP) para conhecer a trilha que leva seu nome: “Ao todo são 2,9 quilômetros de puro singletrack, com rampas, duplos, curvas off-cambers e de madeira, trechos de alta velocidade e muita técnica. No início da trilha há um portal que batiza a trilha de Ned Trail, um tributo feito ao atleta Specialized que escreveu seu nome no Hall da Fama do esporte” – explica Márcio Prado, gestor do bike park, sobre a trilha que é uma das mais visitadas do parque desde sua inauguração em 2017.

A Ned Trail ainda leva o ciclista ao centro de uma floresta, onde está uma ponte de madeira suspensa – ou seja, totalmente sustentada por cabos de aço – com um visual incrível e aproximadamente 7 metros de altura em relação ao solo, além de um trecho técnico e muito veloz em referência à Specialized Stumpjumper – primeira bicicleta MTB produzida em série no mundo.

Na sexta-feira (26), Ned Overend visitará à loja 4 Fun Bike Center em Indaiatuba (SP), e pedalará no Nore Bike Park antes de seguir viagem para Botucatu (SP) onde participará da inédita competição Brasil Ride Diverge Gravel Race, que acontecerá no dia 27 de abril no restaurante Celeiro.

Ned Overend
Foto: Divulgação / Specialized

Vida dedicada ao esporte – Ned Overend, de 63 anos, nasceu em Taipei  (Taiwan), cresceu na Etiópia e Irã, por causa do pai diplomata e estabeleceu-se em Durango, no Colorado (EUA), já brilhava no esporte nos anos 80. Depois de uma passagem pelo atletismo e triathlon, Ned começou relativamente tarde no universo da bike, mas rapidamente tornou-se uma lenda no esporte.

Ned sagrou-se o primeiro campeão mundial de MTB cross-country em 1990, o título no Campeonato Norte-Americano de Cyclocross em 2010 e ainda um título nacional de Fat Bike em 2015, competindo ao lado de atletas que ainda estavam com fraldas quando ele já ganhava corridas. O fato é que Ned acumula inúmeros títulos importantes em diversas modalidades, que demonstra sua versatilidade sobre duas rodas.

Ned Overend oficialmente aposentou-se das competições em 1996 e desde então vem dedicando-se ao desenvolvimento de projetos e equipamentos da Specialized como pneus e edições limitadas de bikes, que levam sua assinatura, mas sem nunca perder o apreço pelas competições.

A vocação de Ned pelo alto rendimento e aventuras continua até hoje, compartilhando toda sua paixão, experiência e vigor físico de menino inspirado pelo simples prazer de andar de bicicleta.

Ned Overend
Foto: Divulgação / Specialized

Especializado em duas rodas – Ned Overend preserva um estilo purista, é um atleta resistente ao uso de dispositivos como monitores cardíacos e medidores de potência, mas constantemente compartilha suas pedaladas pelo mundo em seu perfil no Strava.

Ao longo de seus 35 anos de história, Ned acompanhou a evolução das bikes –  desde bicicletas totalmente rígidas, com freios nos aros, rodas de 26 polegadas com pneus estreitos e câmaras de ar, geometria simplista, pedais com firma-pés etc. Como atleta e exímio conhecedor desta maravilhosa invenção chamada bicicleta, Ned pedalou e participou efetivamente da evolução até hoje.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização