26 de fevereiro de 2024
Foto: Divulgação

Abertas as inscrições para a Ultramaratona de MTB Specialized Caminho das Pedras

Prova acontece pelo segundo ano consecutivo no paraíso do MTB, em São Thomé das Letras (MG), nos dias 10 e 11 de novembro

Estão abertas as inscrições para a Ultramaratona de Mountain Bike Specialized Caminho das Pedras – evento idealizado pelo multicampeão Márcio Ravelli – que será realizado em São Thomé das Letras (MG), nos dias 10 e 11 de novembro de 2018.

Situada em região montanhosa, a quase 1.500 metros de altitude e localizada a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte, a cidade de São Thomé das Letras possui um ar rústico e místico, que envolve inclusive relatos de aparições de ‘Ovnis’.

“Quando pisamos aqui pela a primeira vez, sentimos que se tratava de um lugar diferente e muito especial, pois era possível combinar um evento de mountain bike com a magia que transpira das pedras e da história local. É impossível não sentir a energia boa das rochas fluindo”, comenta Márcio Ravelli, diretor técnico e idealizador da Ravelli Xtreme, organizadora da prova.

Foto: Divulgação

A Ultramaratona de MTB Specialized Caminho das Pedras oferece literalmente o #OPuroMTB, graças as condições perfeitas para o mountain bike, com muitas trilhas, cachoeiras e natureza esplêndida.

Em 2017 foi feito um projeto piloto: o Desafio 50k, para testar a infra-estrutura e a sinergia do local com uma prova de bike. “Nos meus quase 10 anos à frente do GP Ravelli, nunca havia presenciado a chegada de atletas tão eufóricos e felizes com um percurso. Era contagiante ver a alegria de todos quando chegavam: um batia no capacete do outro, gritavam, e a frase que mais ouvíamos era: que lugar, que energia, que trilhas! Vocês precisam fazer prova sempre aqui em São Thomé”, conta Vanessa Cabral – diretora e sócia do Ravelli Xtreme.

Em 2018, a prova recebeu um grande e imprescindível reforço: a Specialized, que entrou como Patrocinadora Master do evento, permitindo não só que o evento voltasse a acontecer, mas que neste ano, já fosse uma forma de Ultramaratona – 2 dias de muito MTB nas trilhas mágicas da região.

A prova acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro, numa grande arena que será montada na Praça Barão de Alfenas, no centro da cidade. Serão dois dias de prova do mais puro MTB para quem escolher as Categorias Pro e 1 dia de prova para quem optar pelas Categorias Sport. “Como a maior parte dos percursos é em single/dualtrack, tivemos que limitar o número de inscritos para no máximo 500 atletas” comenta Márcio Ravelli. “Queremos que os competidores desfrutem ao máximo de cada trilha, e para isso também contamos com uma grande equipe de socorristas, médicos e veículos de resgate” – acrescenta.

Além de optar pelos percursos de 1 ou 2 dias, os Atletas da Pro poderão escolher também entre Categorias Solo ou correr em Duplas. São cerca de 30 categorias divididas por idades, com destaque para a categoria e-Bike.

Foto: Divulgação

Foco no público feminino – “Sabemos do crescimento e da importância de reconhecer o esforço das mulheres dentro do esporte. Para tanto, estamos oferecendo 5 categorias com premiação em dinheiro em nível de igualdade ao que está sendo oferecido ao público masculino. Ao todo são mais de 7 mil reais para as mulheres”, ressalta Vanessa Cabral, organizadora do evento.

Premiação – A organização ofertará a premiação 20 mil reais em dinheiro. Além da premiação em dinheiro, o evento oferece:

  • Troféus/Medalhões para os 5 primeiros colocados de todas as Categorias Pro e Sport;
  • Medalhas de finisher para todos que terminarem a prova.
  • Squeezes para os 100 primeiros inscritos.

Kits dos participantes – Os atletas que se inscreverem para a competição, tanto Pro como Sport, terão 4 opções de kit:

  • Kit Econômico – que inclui placa de identificação e todos os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança e medalha de finisher;
  • Kit Padrão – que inclui placa de identificação e camisa de poliamida, meia personalizada no Kit Atleta e os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança e medalha de finisher;
  • Kit Gold – que inclui placa de identificação e camisa de ciclismo, meia personalizada no Kit Atleta e os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança, medalha de finisher;
  • Kit Premium –que inclui placa de identificação, camiseta de poliamida, camisa de ciclismo, meia personalizada no Kit Atleta e os serviços oferecidos pela prova – hidratação, resgate, segurança e medalha de finisher;
Foto: Divulgação

A organização da prova desenvolveu duas camisas de ciclismo exclusivas para a prova, que virão nos kits Gold e Premium.

Foto: Divulgação

Diversão para toda familia – A Arena Specialized Kids funcionará durante todo o evento, oferecendo às crianças de 4 a 12 anos bikes para teste. “É uma ótima oportunidade para que o futuro do nosso esporte possa começar ainda mais cedo, testando, brincando de competir, se familiarizando com essa modalidade tão incrível” – afirma Vanessa.

“O desenvolvimento e o futuro do nosso esporte está nas crianças, e é nosso dever como marca, proporcionar esse contato, assim construímos ciclistas apaixonados e contribuímos com a evolução do esporte no Brasil” – ressalta Marina Richwin, da Specialized Brasil.

Foto: Divulgação

No sábado (10 de novembro) haverá ainda o Specialized Xtreme Kids. Serão várias baterias por idade a partir das 14 horas dentro da Arena, e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site: www.gpravelli.com.br.

Altimetrias da Prova

Dia 1 Pro – A Etapa Rainha do Percurso Pro será no dia 10 de novembro com 50km e 1.900 metros de elevação, e traz como principal atração a famosa Trilha do Defunto:15 km de muita técnica e um visual incrível. Além dela, os atletas passarão pela Trilha do Shangrilá, famosa por suas inscrições rupestres em várias formações rochosas.

Dia 1 Pro

Dia 2 Pro – A Etapa Rei no Domingo dia 11 de novembro será de 42 km e 1.440m de elevação. Neste dia, os atletas da Pro passarão pela Trilha do Curral e a famosa descida do Paredão – um teste de habilidade para os atletas mais experientes.

Dia 1 Sport – Os atletas da Sport correrão também no domingo, 11 de novembro, porém em um percurso misto de 33km e 1300 metros de elevação. Este percurso é misto, composto por trilhas e estradões. Mas nem por isso deixam de existir desafios, como a Descida da Pedreira passando ao lado da Cachoeira da Ricarda. Tanto a Pro como a Sport serão testados pela dura Trilha da Cava: última subida antes da chegada, com 5km de extensão.

Dia 1 Sport

Para quem vai participar, o evento oferece também:

  • Lounge Specialized
  • Lounge MTB90 – a confirmar*
  • Exposição de bikes e acessórios.
  • Specialized Xtreme kids (sábado)
  • Arena Specialized KIDs
  • Cicloturismo
  • Apoio Neutro Shimano

Suporte Neutro Shimano – Além do patrocínio Specialized, a multinacional de componentes para bicicletas Shimano oferece no evento o Suporte Neutro aos atletas nos dois dias de prova, garantindo a manutenção e reparo da bike antes, durante e depois da competição. “Ter a Shimano ao nosso lado permitiu melhorar ainda mais o serviço de manutenção e apoio aos nossos atletas, ainda mais em um percurso como o de São Thomé que vai exigir muito do equipamento“ – ressalta Ravelli.

Foto: Divulgação

Além das duplas e categorias por idade, o evento oferece também:

Categoria Master E-Bike – Categoria exclusiva para bikes elétricas, sem faixa etária. Poderão competir atletas de 30 anos acima no percurso Sport. A Specialized irá oferecer algumas bicicletas mountain bikes de pedal assistido para correrem a prova. Os atletas interessados deverão estar inscritos no evento e entrar em contato com a organização para se candidatarem a uma bike.

Foto: Divulgação

Categoria Heavy Bikers  – Nesta categoria poderá se inscrever somente atletas que tenham o peso corporal acima de 90Kg (no percurso Pro). O peso será conferido pela Organização no momento da retirada do kit.

Todos os atletas participantes têm seguro de vida fornecido pela LAF Seguros e as provas recebem a chancela da Livre Brasil, que fornece o alvará desportivo para todas as provas organizadas pela Equipe Ravelli Xtreme.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização