4 de março de 2024
Henrique Avancini em Val di Sole (ITA), onde se tornou o primeiro brasileiro a alcançar um pódio em um etapa da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike - Foto: Divulgação / Red Bull

Henrique Avancini lidera time brasileiro no Mundial de MTB

Ciclista olímpico chega à Suíça embalado pelos resultados positivos da temporada. Mais cinco brasileiros competem na prova de XCO

A pequena Lenzerheide, na Suíça, será palco nos próximos dias do Campeonato Mundial UCI Mountain Bike, que reúne os melhores atletas de 55 nações nas categorias cross country olímpico (XCO) e downhill (DHI). Para cada um dos 716 atletas, esse é um dos pontos altos do ano e representa a chance de trazer uma medalha para seu país e de conquistar o direito de usar a jersey arco-íris de campeão mundial. Entre eles, seis brasileiros participarão da prova de XCO, e o público poderá acompanhá-los ao vivo, com comentários em português, em transmissão da prova pela Red Bull TV, no sábado (08).

Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Depois de um inédito quarto lugar no Mundial de 2017, na Austrália, e da quarta posição no ranking geral da Copa do Mundo UCI de MTB deste ano, o fluminense Henrique Avancini chega confiante para a prova de XCO. “Fiz um trabalho muito bom para, obviamente, fazer uma prova melhor do que no ano passado. Eu acredito que isso seja muito viável. Nem sempre, é claro, o resultado acompanha o desempenho, mas eu acredito que dá pra bater essa marca. Esse é o objetivo maior. Fora isso, eu quero fazer uma boa prova e entregar uma boa performance. Estou muito confiante que estarei mais uma vez no mix pelas medalhas. Pode ser que isso me coloque no pódio ou fora do top5, mas é assim que são as provas de alto nível”, afirma o atleta, que competirá com uma edição especial de sua bike.

Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

A pista de Lenzerheide é dura e começa com um trecho bem físico. Depois, subidas e descidas curtas se intercalam, sempre cheios de pedras e raízes. “É uma pista que exige muito da qualidade e do esforço do atleta. Há muitos momentos pedalando e é preciso fazer uma boa conexão de seção a seção, o que exige uma concentração absurda e uma constância muito grande ao longo das voltas. Ela testa muito o atleta em vários pontos”, completa Avancini.

Além de Henrique, segundo a Confederação Brasileira de Ciclismo, cinco outros brasileiros competirão no Mundial. Entre eles, Luiz Henrique Cocuzzi, José Gabriel e Raíza Goulão completam a seleção do país, convocada pela CBC, e os atletas Guilherme Muller e Jaqueline Mourão assumem as vagas remanescentes.

Transmissão – Campeonato Mundial UCI Mountain Bike

08 de setembro de 2018

  • Horários:
    Categoria Feminina XCO – A partir das 7h15 (horário de Brasília)
    Categoria Masculina XCO – A partir das 10h15 (horário de Brasília)
  • Narradora: Andrea Marcellini (Português)
  • Link da transmissão

09 de setembro de 2018

  • Horários: a partir das 7h45 (horário de Brasília)
    Idioma da narração: inglês
  • Link da transmissão

Onde assistir – O Campeonato Mundial UCI Mountain Bike pode ser assistido na Red Bull TV ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony Bravia, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização