1 de março de 2024
Foto: Divulgação / Muc-Off

Kit Muc-Offf para limpeza e conservação de bicicletas

Marca britânica parceira da equipe de ciclismo profissional Sky disponibiliza no Brasil kit contendo xampu, desengraxante, protetor de quadro e lubrificante voltados especialmente para o ciclista amador que gosta de cuidar, ele mesmo, de sua bike 

Realizar a limpeza e lubrificação periódica da sua bicicleta é condição sine qua non para seu funcionamento eficiente e livre de problemas. Para quem utiliza a bike com frequência, entretanto, deixar a tarefa sempre nas mão de mecânicos especializado acaba por se tornar onerosa, razão pela qual muitos ciclista optam por realizar, eles próprios, a lavagem de suas bicicletas.

Em um mercado onde proliferam opções de produtos de limpeza, manutenção e lubrificação, além de algumas soluções caseiras – estas nem sempre eficientes ou seguras para o uso em bicicletas -, a marca britânica Muc-Off destaca-se por oferecer soluções práticas e de alto rendimento para potencializar a conservação de sua companheira de pedaladas.

Entre as diversas opções de combos de produtos de limpeza / lubrificação que a marca disponibiliza no Brasil, destaca-se uma que oferece uma solução completa para lavagem, limpeza profunda, conservação e lubrificação, que analisaremos neste review.

Foto: Divulgação / Muc-Off

Apresentação – Utilizado em campo por uma das maiores equipes de ciclismo profissional de estrada do mundo, a Sky, onde são rigorosamente testados nas mais adversas condições, o kit de limpeza e conservação da marca britânica é composto por um xampu para lavagem geral, um desengraxante para uso em transmissões, um spray protetor e um óleo do tipo seco, que podem ser adquiridos separadamente.

Nos Estados Unidos e Europa, o kit pode ser adquirido em conjunto com um prático jogo de escovas e balde, ainda não disponível no Brasil.

Nano Tech Bike Cleaner

Com sua espuma abundante, o xampu Nano Tech Bike Cleaner é bastante eficiente na remoção da sujeira da bicicleta – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Desenvolvido especificamente para utilização em bicicletas, o xampu Nano Tech Bike Cleaner possui em sua formulação ingredientes que fazem uso da nano tecnologia para quebrar em nível molecular as partículas de sujeira, sem atacar a pintura do quadro ou o delicado acabamento dos componentes.

Sem conter ácidos, solventes e CFC, a fórmula do xampu da Muc-Off resulta em um composto alcalino e biodegradável, seguro para ser utilizado em qualquer superfície, incluindo rotores de freios e suas pastilhas.

Bio Drivetrain Cleaner

Bio Drivetrain Cleaner – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Versátil o bastante para poder ser utilizado tanto em máquinas de limpeza de transmissão ou aspergido diretamente sobre a superfície de correntes, cassetes e câmbios, o Muc-Off Bio Drivetrain Cleaner auxilia na remoção de graxas, óleos e outros tipos de detritos que usualmente ficam incrustados nos componentes, dificultando sua limpeza.

Assim como em todos os produtos Muc-Off, o desengraxante da marca é biodegradável e não ataca a pintura da bike, sendo segura sua utilização em carbono, plástico, metal e nos selos de amortecedores e cubos.

Bike Protect

Bike Protect – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Atuando como uma espécie de ‘condicionador’ pós-lavagem, o spray Bike Protect cria uma película hidrofóbica invisível que repele a água e o acúmulo de poeira na superfície da bicicleta, atuando ainda como um inibidor de corrosão.

Desenvolvido para ser aplicado logo após a lavagem, o produto pode e deve ser aplicado em praticamente toda sua superfície, com exceção dos pneus, rotores e pastilhas de freio.

Sua aplicação na corrente de transmissão potencializa a ação do lubrificante, facilitando sua penetração nos links internos.

Bio Dry Lube

Bio Dry Lube – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Versão ‘seca’ dos conhecidos lubrificantes Muc-Off, o Bio Dry Lube foi especialmente formulado para ser utilizado nas mais severas condições de uso em tempo seco.

O lubrificante caracteriza-se por sua facilidade de penetração nos componentes internos da corrente de transmissão, podendo ser também utilizado em polias de câmbio, cabos de marcha e freio e molas de pedais clipless, sem acumular poeira e outras sujidades.

A quem se destina – Voltado para utilização doméstica, o kit da Muc-Off é uma prática solução para ciclistas que utilizam suas bicicletas com frequência e que costumam eles próprios realizar a limpeza e manutenção de suas companheiras de pedalada, podendo ser utilizado mesmo em lugares fechados ou com pouco espaço.

O teste – Para a realização do teste do kit, levamos em consideração os fatores necessários para sua viabilidade em ambiente doméstico: facilidade de uso, eficiência, rendimento e preço.

Tanto o xampu quanto o desengraxante contam com um prático gatilho em spray, o que garante sua aplicação de maneira uniforme, com destaque para o Nano Tech Bike Cleaner, cuja espuma abundante rapidamente cobriu a superfície da bicicleta, previamente molhada com água para amolecer as sujeiras mais persistentes.

Uma vez aplicado, o xampu contribuiu de maneira eficiente na remoção da sujeira do quadro, sem a necessidade de esfregação excessiva e sem resultar em manchas, mesmo quando aplicado sob o sol.

O mecanismo de gatilho é robusto o suficiente para ser utilizado sem riscos de ser danificado e possui uma boa empunhadura, mesmo quando manipulado com luvas.

O produto possui cheiro agradável e não ataca a pele, sendo uma boa alternativa para utilização em ambientes fechado ou com pouca circulação de ar. 

Já o desengraxante conta, além do gatilho, com uma tampa alternativa em forma de funil, que facilita sua aplicação em máquinas de limpeza de corrente. Com este acessório, é possível realizar uma limpeza eficiente e em tempo recorde, sem o risco de fazer muita bagunça na casa.

Durante os testes, percebi que o Bio Drivetrain Cleaner funciona melhor quando a relação encontra-se previamente umedecida com água. Uma vez aplicado e com o auxílio de escovas apropriadas, o desengraxante da Muc-Off removeu toda a sujidade da corrente e dos demais componentes de transmissão, como mostram as fotos abaixo:

O antes e depois da aplicação do Bio Drivetrain Cleaner – Foto: André Ramos / MTB Brasília

Embora não seja tão eficiente quanto seu concorrente direto, o desengraxante nacional Algoo, o Muc-Off Bio Drivetrain Cleaner é menos agressivo ao meio ambiente e à pele, possui um odor mais agradável e em nenhum momento causou manchas na pintura do quadro, risco que ocorre com frequência quando se utilizam produtos similares.

Um produto que me causou uma surpresa agradável foi o spray Bike Protect. Muito fácil de ser usado, o protetor da Muc-Off deve ser utilizado  com a bicicleta ainda molhada, em toda sua superfície, tendo-se apenas o cuidado de não ser aplicado nos rotores, pastilhas de freio e na superfície de frenagem dos aros de rodas.

Uma vez, aplicado, basta secar a bike com um pano seco e macio que não solte fiapos, para garantir um acabamento liso e brilhante, sem manchas e que funciona como uma película que repele água e sujeira, mantendo a bicicleta limpa por muito mais tempo.

De nada adianta uma limpeza eficiente se não ocorrer uma boa lubrificação. Uma vez aplicado à corrente de transmissão o óleo da Muc-Off penetra rapidamente nos roletes e elos internos da mesma, graças a sua baixa viscosidade.

Em bicicletas de estrada, sua autonomia foi satisfatória, exigindo a reaplicação após cerca de 100km de uso, valor razoável para um lubrificante do tipo ‘seco’. Já em bicicletas MTB, para potencializar sua eficiência, foi necessária uma segunda aplicação poucas horas após a inicial, já que nessa época do ano as condições de terreno nas trilhas de Brasília são as mais poeirentas possíveis, capazes de anular o efeito lubrificante em poucas horas de uso.

Pessoalmente achei o produto menos eficiente que o C3 Dry Ceramic Lube, versão do mesmo fabricante que utiliza partículas de cerâmica e que foi objeto de um review anterior aqui no MTB Brasília. Para situações de alta umidade ou em lugarem com ocorrência de chuva, recomenda-se a utilização da versão ‘wet’ do óleo da Muc-Off.

No quesito rendimento, todos os produtos do kit passaram com louvor. Comercializado em frascos de 1 litro, o xampu Nano Tech Bike Cleaner foi capaz de realizar nada menos que 10 lavagens de bicicleta, incluindo uma mega operação de limpeza em minha mountain bike, que ficou totalmente irreconhecível após uma pedalada por trilha até a cidade de Pirenópolis.

Após a mesma quantidade de lavagens, o frasco do desengraxante apresenta-se ainda com um terço do produto, o que irá garantir a manutenção de uma boa quantidade de bicicletas.

Já a quantidade utilizada por bicicleta do Bike Protect é mínima. Após a mesma quantidade de lavagens, a lata do protetor de quadros da Muc-Off permanece quase cheia.

Já o rendimento do lubrificante irá variar de acordo com o uso, quilometragem percorrida e outros fatores. Ao término desta edição, o frasco do Bio Dry Lube encontrava-se com menos da metade de sua capacidade.

Conclusão – Na média, o resultado da performance do kit de limpeza e conservação da Muc-Off é muito bom. Entre os pontos fortes de sua utilização, destacam-se a facilidade de uso e sua relação eficiência x rendimento.

Trata-se, sem dúvidas, de uma excelente opção para todo ciclista que gosta de realizar pessoalmente a manutenção de sua bicicleta e não dispõe de um espaço físico muito grande ou uma infraestrutura que conte com tanques e mangueiras de água. Com um balde de tamanho razoável, um bom jogo de escovas e panos e o kit da Muc-Off, é possível deixar sua bicicleta limpa como se tivesse acabado de sair da oficina, a um preço bem mais em conta.

Preço e disponibilidade – No Brasil, o kit da Muc-Off pode ser adquirido nas boas lojas do ramo, pelos seguintes preços sugeridos: Xampu Nano Tech Bike Cleaner (R$ 65,00); desengraxante Bio Drivetrain Cleaner (R$ 105,00); Bike Protect (R$ 70,00) e lubrificante Bio Dry Lube (R$ 30,00).

No Brasil, os produtos Muc-Off são distribuídos às lojas com exclusividade pela STA Bikes.

Kit Muc-Offf para limpeza e conservação de bicicletas

Facilidade de uso
Eficiência
Rendimento
Preço

Ótimo

Uma ótima solução para quem costuma lavar sua bike em casa, de forma prática e sem complicações. O uso de uma máquina de limpeza de corrente aumenta ainda mais a eficiência do kit

Pontos positivos

  • Solução prática e descomplicada para quem quer lavar sua bike em casa;
  • Eficiente;
  • Alto rendimento;
  • Produtos não tóxicos e biodegradáveis.

Pontos negativos

  • Lubrificante menos eficiente que as versões ‘wet’ e Ceramic.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização