12 de junho de 2024

Cosmic Ultimate UST, as novas rodas full carbon da Mavic para bikes de estrada

Fabricante francês anuncia lançamento de novo modelo topo de linha para bicicletas de estrada, com aros, cubos e raios em fibra de carbono e peso total de 1.330 gramas o par

Uma das maiores referências mundiais na fabricação de componentes e acessórios para ciclismo, a marca francesa Mavic anuncia o lançamento de sua nova roda para bicicletas de estrada, a Cosmic Ultimate UST, versão tubeless de sua consagrada roda utilizada pelas principais equipes de ciclismo do World Tour.

Destinadas ao uso em ciclismo competitivo de alto rendimento, o novo modelo é construído integralmente em fibra de carbono (aro, cubo e raios) e perfil alto, o que resulta em uma excelente relação peso x rendimento x aerodinâmica, em combinação com a tecnologia tubeless UST, que garante a montagem de pneus sem câmara compatíveis sem a necessidade do uso de fitas selantes.

As novas rodas Cosmic Ultimate UST contam com um perfil de aro de 40 milímetros de altura e 25 milímetros de largura, montadas com 20 raios de fibra de carbono unidirecional, que cruzam os aros lateralmente através do cubo de desenho minimalista (tecnologia R2R), que resulta em uma estrutura super leve (1.330 gramas o par) e de máxima rigidez.

Detalhe do cruzamento de raios de carbono da tecnologia Mavic R2R

Projetada para ser utilizada em conjunto com os pneus Mavic Yksion Pro UST, de 28 milímetros de largura, a nova roda é capaz, de acordo com o fabricante, de reduzir a resistência a rolagem em até 15%, se comparada a pneus clincher comuns (com câmara de ar).

Disponível inicialmente apenas para bicicletas com freios de aro, as rodas Mavic Cosmic Ultimate UST incorporam uma pista de frenagem gravada a laser que, segundo a marca, proporciona o máximo em eficiência tanto em terrenos secos quanto na ocorrência de chuva, graças a sua exclusiva tecnologia iTgMax.

As novas rodas Mavic Cosmic Ultimate UST deverão chegar às lojas especializadas de todo o mundo a partir de 2019, ao preço sugerido de 3.5499 euros o par, incluindo um jogo de pneus Mavic Yksion Pro UST.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização