21 de fevereiro de 2024

Acessório inusitado permite trocar a banda de rolagem do pneu da bicicleta

Curiosa invenção norueguesa permite substituir a zona de contato do pneu com o solo, vestindo-o com uma cobertura fixada por zíperes

Pneus para chuva, neve ou terreno seco? Asfalto ou terra? Para os ciclistas de um país com condições climáticas tão adversas como na Noruega, a escolha do pneu ideal para sua bicicleta pode ser um verdadeiro suplício. Foi pensando nisto que a Technium, empresa norueguesa especializada no desenvolvimento de produtos conceituais criou o Retyre, um curioso acessório que possibilita revestir em poucos segundos o pneu da bicicleta, alterando sua banda de rolagem de acordo com o tipo de terreno ou condições climáticas.

Como demonstra o vídeo acima, a instalação é realizada através de dois zíperes laterais, cuja base é instalada previamente junto com os pneus e se une ao revestimento quando o fecho é acionado. De acordo com o fabricante, a instalação de uma nova banda de rolagem pode ser executada em poucos segundos.

Desenvolvido originalmente para utilização em bicicletas urbanas, o Retyre será comercializado inicialmente apenas para modelos com rodas aro 700c / 29 polegadas, em três versões de banda de rolagem: Road, com 40mm de largura, com perfil semi-slick e faixa refletiva; Off-Road, com 42mm de largura e cravos espaçados; e Snow, com 42mm de largura e tachas metálicas para utilização em terrenos lamacentos e cobertos por neve.

De acordo com o fabricante, outras versões estão em andamento, incluindo também a possibilidade de se produzir revestimentos personalizados.

No presente momento, o revestimento para pneus Retyre está sendo comercializado em regime de pré-venda através do website da empresa, por preços que variam entre 35,99 e 69,99 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização