20 de maio de 2024

Com tecnologia Fox, Marzocchi relança seu icônico garfo de suspensão Bomber Z1

Modelo conhecido por sua performance incomparável e baixo índice de manutenção retorna ao mercado após 21 anos, totalmente reformulada

Um dos garfos de suspensão mais desejados durante a década de 90 está de volta, em grande estilo. Após ser adquirida pela Fox em 2015, a Marzocchi, tradicional fabricante de amortecedores para bikes e motocicletas anunciou hoje o relançamento de sua suspensão dianteira Bomber Z1, totalmente remodelada e com tecnologias herdadas diretamente da linha Fox.

Lançado originalmente em 1997, a Marzocchi Bomber foi um dos primeiros garfos de suspensão para bicicletas a utilizar a combinação de mola metálica com um sistema de retorno que utilizava uma câmara de óleo do tipo open-bath (os atuais cartuchos fechados surgiram anos depois), resultando em um amortecedor de médio curso altamente ajustável que rapidamente tornou obsoletos seus concorrentes que utilizavam elastômeros como mecanismo de compressão.

Embora seu relançamento não tenha a pretensão de revolucionar novamente o mercado, a nova Marzocchi Bomber Z1 foi totalmente reformulada e teve várias das tecnologias utilizadas oriundas da Fox, como as canelas de 36mm em liga de alumínio 7000 com acabamento preto anodizado similares ao modelo Rhythm 34; a mola pneumática EVOL, encontrada nos modelos Fox 36; e o ajuste de compressão FIT GRIP, disponível nos modelos da linha Performance.

Disponível para bicicletas com rodas 27.5″, 29″ e 27.5″+, o novo garfo possui curso de amortecimento ajustável entre 130 a 170mm (29 e 27.5+ polegadas) e 150 a 180mm (27.5″), em incrementos de 10mm.

Externamente, a Marzocchi Bomber Z1 preserva o design característico de seu arco na forma de ‘M’ e sua característica cor vermelha (uma versão em preto fosco também foi disponibilizada). Sua alavanca de ajuste de compressão, localizada no topo da perna direita, bem como a tampa do cartucho de ar, são construídos em alumínio e possuem um desenho similar ao utilizado nas antigas versões do garfo.

Uma diferença substancial e visível é a utilização de eixos de roda do tipo thru-axle na medida 15 x 110mm (padrão Boost).

Com o peso total de 2,26kg, na versão 160mm x 29″, o novo garfo de suspensão Bomber Z1 será comercializado nos Estados Unidos por cerca de 699 dólares. Até o fechamento desta edição, não havia previsão de preços ou disponibilidade do modelo no Brasil.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização