21 de fevereiro de 2024

Vídeo da Trek ensina como cuidar da corrente de transmissão de sua bicicleta

Vídeo com legendas em português ensina o passo a passo de limpar, lubrificar e conservar a corrente da sua bike

Manter a corrente sempre limpa e corretamente lubrificada é condição fundamental para uma troca precisa de marchas, além de prolongar a vida útil da transmissão da bicicleta.

Mas qual a melhor maneira de se limpar a corrente, qual o lubrificante devo utilizar e, principalmente, com qual frequência devemos realizar essa manutenção?

Foi pensando nisso que a Trek Bikes, um dos maiores e mais conceituados fabricantes de bicicletas do mundo, produziu o vídeo didático acima, com legendas em português*, ensinando como preservar ao máximo a transmissão de nossa companheira de pedaladas.

*Para habilitar as legendas, clique no ícone ‘configurações’, localizado na barra inferior direita da tela

A seguir, disponibilizamos algumas sugestões de produtos utilizados para limpar e lubrificar a corrente e a transmissão da sua bike:

Máquina de limpeza para corrente

No vídeo acima, foi utilizado uma máquina de limpeza de transmissão da Bontrager, marca satélite da Trek, ainda não disponibilizado no Brasil. Felizmente, outros modelos similares podem ser facilmente encontrados por aqui, como a Park Tool CM-5.2:

Park Tool CM-5.2

Apesar de seu preço um tanto quanto elevado (em média 170 reais), o modelo da marca norte-americana é extremamente robusto e durável e conta com escovas substituíveis, além de consumir menos líquido desengraxante que similares mais baratos.

Escovas

Entre as diversas opções do mercado, uma das nossas favoritas é o kit de limpeza ZB Wash, da marca francesa Zéfal.

Kit de escovas Zéfal ZB Wash

Com cabos emborrachados que garantem um bom manuseio, o kit é composto por três escovas:

  • Uma escova grande de pelos macios para limpeza do quadro da bike;
  • Escova em ‘Y’ com cerdas duras, para limpeza da corrente e
  • Escova especial para limpeza de pinhões do cassete e das coroas.

Distribuído em todo território brasileiro pela Isapa, o kit de escovas da Zéfal pode ser adquirido nos melhores bike shops do país pelo preço médio de 55 reais.

Uma alternativa barata para limpar a corrente é utilizar, como exposto no vídeo, uma escova de dentes usada no lugar de adquirir uma específica para a função. Para aumentar sua eficiência, sugerimos o uso de duas escovas, fixadas entre si com um pedaço de câmara de ar, conforme matéria publicada em nossa seção de dicas:

Desengraxante

Além de sua capacidade de remoção de graxa e resíduos, um bom produto de limpeza para correntes de transmissão deve também:

  • Ser biodegradável, de forma poder ser facilmente descartado sem agredir a natureza;
  • Não possuir cheiro forte ou produtos que prejudiquem a saúde de quem os manipula, principalmente em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar;
  • Poder, na medida do possível, ser reaproveitado para novas aplicações;
  • Não atacar borracha, carbono ou a pintura do quadro.
  • Ter preço acessível.

Baseado nestes quesitos, recomendamos dois produtos facilmente encontrados nas boas casas do ramo:

Algoo Power Sports

Velho conhecido dos melhores mecânicos do país, o Algoo Power Sports é barato (cerca de 55 reais o frasco de 1 litro) e pode ser diluído para a limpeza de outras partes da bicicleta.

Muc-Off Bio Drivetrain Cleaner

Muc-Off Bio Drivetrain Cleaner

Produzido na Inglaterra pelo especialista em lubrificação e conservação de bicicletas Muc-Off, o Bio Drive Cleaner é ~considerado um dos mais eficazes removedores de graxa e resíduos do mercado. Utilizado pela equipe de ciclismo de estrada Sky, é tão eficiente que, em muitos casos, dispensa até a escovação: basta aplicar o produto na transmissão, aguardar alguns minutos e enxaguar com água.

Lubrificantes

Com uma infinidade de boas opções no mercado, fica difícil para o consumidor escolher qual o produto com o melhor custo x benefício a ser considerado. Entre as principais características que um bom lubrificante deve possuir, destacam-se:

  • Redução de atrito e ruídos indesejados;
  • Proteção anti-corrosão;
  • Durabilidade;
  • Resistência a intempéries (chuva, lama, poeira etc.).

Selecionamos alguns produtos que se destacam nesta categoria:

Linha Durablot de lubrificantes para bikes

Linha Durablot de lubrificantes

Relativamente nova no mercado, a marca nacional Durablot destaca-se por oferecer uma linha completa de lubrificantes que não apenas cumprem todos os quesitos listados acima, como possui o diferencial do baixo preço, se comparado a similares importados. 

A marca oferece três tipos de lubrificante:

  • Pro – Desenvolvido para uso em bikes de estrada e MTB, utiliza em sua formulação PTFE, conhecido comercialmente por Teflon), que além de reduzir o atrito, evita o acúmulo de sujeira na transmissão;
  • Max – Indicado para uso em condições extremas ou para quem não tem tempo para praticar a lubrificação e manutenção regularmente, o Durablot Max é resistente e durável e resistente a água, sendo indicado para climas chuvosos, não permitindo que a ferrugem se instale, graças ao uso de agentes anticorrosivos em sua fórmula;
  • Wax – Produzido à base de cera, é indicado para clima seco e chuva moderada. Sua formulação especial evita a formação excessiva de resíduos.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização