25 de fevereiro de 2024

Opium 3, a nova e quase indestrutível roda da CrankBrothers

Destinada aos seguimentos de e-MTB, freeride e downhill, novo jogo de roas do fabricante norte-americano une rigidez, resistência e facilidade de manutenção

O fabricante de componentes para bicicletas CrankBrothers anunciou o lançamento e uma nova linha de rodas voltadas para os seguimentos mais agressivos do mountain bike como o freeride e o downhill, além de ser compatível com e-bikes de até 350 watts de potência máxima.

Batizada de Opium, a nova linha conta inicialmente com um único modelo, a roda Opium 3. Com um diâmetro interno de 28mm, o novo modelo herda boa parte do design característico da marca norte-americana, como a construção do aro em liga de alumínio 6061-T6 e o enraiamento em pares, que maximiza a rigidez estrutural e a resistência além de facilitar o alinhamento da roda.

CrankBrothers Opium 3

Para garantir máxima resistência, o aro da roda possui um diâmetro externo mais largo, de 32,5 milímetros e uma profundidade de 23,4mm. Seus raios retos de espessura única, possuem um diâmetro de 2,0mm.

Para a alegria dos mecânicos, a opção por utilizar todos os raios da roda no mesmo tamanho e ancoragem externa dos nipples facilita tremendamente a sua eventual substituição, que pode ser realizada sem a remoção dos pneus.

A ancoragem externa possibilita ainda a utilização de aros sem furos, o que permite o uso de sistemas pneumáticos tubeless sem a necessidade de utilizar fitas de vedação.

Os cubos, construídos em alumínio, utilizam rolamentos selados (2 na roda dianteira e 4 na traseira). De acordo com o fabricante, sua interface com os raios permite uma distribuição de massa da roda mais próxima do centro, o que contribui para acelerações e desacelerações mais rápidas.

Disponibilizadas nos tamanhos 27.5″ e 29 polegadas, as novas rodas Opium 3 são compatíveis com eixos dianteiros de 20 x 110mm e traseiro de 12 x 150/157mm. A roda traseira é compatível com núcleos standard para transmissões de 9, 10 e 11 velocidades, ou núcleo XD para transmissões SRAM (adquirido separadamente).

A nova roda CrankBrothers Opium 3 é compatível com transmissões SRAM, mediante o uso do núcleo XD (vendido separadamente)

O peso declarado das rodas Opium pelo fabricante é de 2,075kg (aro 27.5″) e 2,175kg (29 polegadas) e seu preço nas lojas dos Estados Unidos é de 750 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização