29 de abril de 2024
Ciclovia em Londres - Foto: European Cyclists' Federation

Ampliação da rede de ciclovias na Europa evitaria cerca de 10 mil mortes prematuras, conclui estudo

Dados coletados em 167 cidades europeias sugerem ainda que a oferta de vias exclusivas para bicicletas aumentaria em até 24,7% a opção da população por este meio de transporte

Um estudo conduzido pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), destacou que a ampliação da atual rede de ciclovias nas cidades europeias  poderia resultar em benefícios consideráveis para a saúde e a economia.

A pesquisa, que faz parte do projeto PASTA (Physical Activity through Sustainable Transport Approaches)financiado pela União Europeia, analisou dados de 167 cidades e sugere que a oferta de vias exclusivas para bicicletas aumentaria em até 24,7% a opção da população por este meio de transporte.

A análise, publicada no periódico Preventive Medicine, estima ainda que, com mais ciclovias, se poderiam evitar mais de 10.000 mortes ao ano decorrentes de doenças relacionadas ao sedentarismo e por acidentes. Desta forma, Londres poderia evitar até 1.210 mortes prematuras/ano, seguida de Roma (433) e Barcelona (248).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização